UMA EXPERIÊNCIA EM ENSINO-APRENDIZAGEM: MODELOS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO E AS DERIVADAS

Bênia Costa Rilho

Resumo


O presente trabalho investiga a aprendizagem de derivadas a partir do estudo
de fundos de investimento. Para tal, apoia-se principalmente na visão teórica de Ubiratan
D’Ambrósio e de Rodney Bassanezzi sobre o verdadeiro papel da educação e, em particular,
da Modelagem Matemática na formação da pessoa cidadã, fundamentando esta visão na
pesquisa-ação de Carr-Kemmis e no conceito de aprendizagem significativa de David
Ausubel.
O trabalho foi realizado em uma turma de Administração de Empresas da
FARGS – Faculdades Rio-Grandenses - na disciplina de Matemática Aplicada, durante o 1º
semestre de 2004. Em grupos de, no máximo 4 alunos, eles tiveram de escolher um fundo de
investimento para fazer uma simulação de uma aplicação e, sobre esta simulação, construíram
um modelo matemático que serviu como base para o entendimento das derivadas.
Partindo da observação e reflexão sobre o ensino e aprendizagem da disciplina
Matemática Aplicada, esta pesquisa se propõe, através de uma ação planejada envolvendo o
uso da Modelagem, a transformar o processo unilateral de ensino num sistema colaborativo,
onde professor e alunos interagem efetivamente.


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