O ENSINO DA SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ/RO

HARIANE HELENA FERREIRA DA ROCHA TELES

Resumo


A sustentabilidade é atualmente uma questão fundamental para a sobrevivência de todas as espécies. A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu objetivos para que o mundo fosse sustentável até o ano de 2030 e, para isso, foram propostos 17 objetivos principais, entre eles a educação de qualidade e a formação de cidades e comunidades sustentáveis. Tendo em vista a importância dos Arquitetos e Urbanistas na contribuição de um mundo mais sustentável, a responsabilidade da profissão em relação à utilização dos recursos naturais e à degradação provocada pela construção civil, este trabalho tem como objetivo principal verificar se a sustentabilidade tem sido abordada e discutida na formação dos Arquitetos e Urbanistas no município de Ji-Paraná-RO. Para isso, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, análise das ementas e planos de ensino do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA). A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários aos coordenadores, docentes, discentes e egressos do curso, análise da Pegada Ecológica e da Pegada Hídrica dos acadêmicos participantes, sendo utilizadas para obter os resultados e a análise de conteúdo, propostas por Bardin (BARDIN, 2011). Através das análises, foi possível perceber que é necessária a inserção da temática sustentabilidade com mais eficácia tanto nas disciplinas teóricas quanto nas disciplinas práticas do Curso, visando a formação de um profissional apto à demanda atual do mercado e da comunidade.

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