ENSINO HÍBRIDO: INTEGRANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANATOMIA HUMANA Canoas,
Resumo
Estamos vivenciando a popularização do uso dos dispositivos móveis. Aliado a isso, a democratização do acesso à internet através dos smartphones e tablets, vem contribuindo para construção de uma sociedade, móvel e conectada. Apesar de ocasionar mudanças em diferentes segmentos da sociedade, o uso dos dispositivos móveis ainda é ou sub-explorado quando se fala em ensino e aprendizagem. Especificamente, considerando o ensino e aprendizagem de Anatomia Humana, ainda são poucos os estudos em nível científico que investigam o seu potencial e suas contribuições. Assim, esta tese descreve uma investigação sobre a integração das tecnologias digitais móveis no ensino e aprendizagem a partir de uma pergunta central que avalia o impacto sobre o desempenho e sobre as percepções de acadêmicos com a integração das tecnologias digitais móveis ao ensino e aprendizagem de Anatomia Humana. Para avaliar estes impactos foram cumpridos os objetivos de análise das percepções dos estudantes sobre o processo de ensino e aprendizagem; elaboração de um planejamento pedagógico para a disciplina com enfoque na integração das tecnologias digitais móveis a partir do perfil e das percepções específicas do grupo de estudantes analisados; elaboração de atividades de aprendizagem baseadas na teoria da atividade que integrem as tecnologias digitais móveis; avaliação do impacto no desempenho dos estudantes a partir das atividades de aprendizagem e análise das percepções dos estudantes sobre o uso das tecnologias digitais móveis. Para dar suporte à prática proposta, optou-se por organizar a fundamentação teórica em três seções: Ensino e aprendizagem e as tecnologias digitais, Tecnologias digitais por uma educação híbrida e Aporte teórico – teoria da atividade. Em função das análises propostas, quanto à abordagem, essa pesquisa enquadra-se na modalidade mista, utilizando-se dos métodos quantitativo e qualitativo combinados. Trata-se, portanto, de uma pesquisa exploratória e o procedimento eleito foi o estudo de caso. A população da pesquisa constituiu-se de 84 acadêmicos que cursaram a disciplina, porém cada etapa da coleta de dados contou com uma amostra específica. A coleta de dados foi organizada em duas etapas: coleta de dados I e coleta de dados II. A coleta de dados I refere-se às abordagens iniciais da pesquisa, que serviram de subsídio para elaboração das outras. A coleta de dados II, por sua vez, englobou todo o desenvolvimento e avaliação das atividades de aprendizagem executadas, nomeadamente: Construção de um sistema de aplicativos – AnatoMobile; Estudos complementares dirigidos – AnatoPlus e Construção de um banco de questões mobile – AnatoQuiz. Cada atividade de aprendizagem contou com pelo menos dois instrumentos de coleta de dados, sendo um referente ao desempenho (avaliação quantitativa) e outro referente as percepções (avaliação qualitativa). Os resultados de todas as atividades de aprendizagem revelaram contribuições significativas quanto à melhora do desempenho acadêmico, avaliado através de diferentes instrumentos. Da mesma forma, quanto as percepções dos acadêmicos, pode-se concluir que as atividades de aprendizagem com a interação das tecnologias digitais ao processo revelaram experiências positivas, dinâmicas e singulares de aprendizagem.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.