EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÕES INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO INICIAL E NA PRÁTICA EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM BOA VISTA-RR

NEY DAVID VELOSO

Resumo


O presente estudo apresenta uma investigação junto aos acadêmicos dos cursos
de Licenciatura em Matemática e professores da Educação Básica do município
de Boa Vista, em Roraima. O objetivo principal foi estudar as concepções e
percepções desses sujeitos em relação à articulação entre Educação
Matemática e Educação Ambiental por meio da interdisciplinaridade. A amostra
foi composta por 30 acadêmicos iniciantes, 30 acadêmicos concluintes, 30
professores de matemática e 60 professores de outros componentes
curriculares, sendo as duas últimas amostras distribuídas em 17 e 03 (três)
escolas, respectivamente. Para a obtenção dos dados foram ministradas
palestras aos acadêmicos antes da aplicação dos instrumentos de pesquisa; aos
professores foram realizadas palestras, oficinas pedagógicas e aplicação de
questionários. Os dados foram analisados a partir dos métodos mistos,
integrando coleta e análise de dados quantitativos, por meio da Estatística
Descritiva e Inferencial com o Teste de Kruskal Wallis, e os qualitativos pela
Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos
acadêmicos considerava importantes para o processo educativo tanto a
interdisciplinaridade quanto as questões ambientais, mesmo entendendo que
tais aspectos não tenham sido contemplados satisfatoriamente em suas
formações, o que é comprovado quando os mesmos descreveram o conceito de
interdisciplinaridade como sendo meramente uma interação entre as áreas de
conhecimento que fazem parte dos componentes curriculares e/ou indicador
estatístico no processo de integração da Educação Matemática e Educação
Ambiental. Com relação aos professores de matemática, estes consideraram ser
difícil construir práticas interdisciplinares no ambiente escolar, principalmente
pelas dificuldades da participação coletiva na elaboração e execução de projetos
pedagógicos que integrem as diferentes áreas do conhecimento. Do mesmo
modo, estes entendem que a relativa habilidade e competência sobre o processo
educativo tratado pelo tema e a falta de recursos tornam os procedimentos
interdisciplinares de difícil execução. Diante dos resultados obtidos, recomendase
um aprofundamento nas análises das matrizes curriculares dos cursos de
Licenciatura em Matemática e do Ensino Básico com foco na interdisciplinaridade,
buscando o desenvolvimento de ações pedagógicas no processo ensino e
aprendizagem que contribuam para intensificação da integração da Matemática
com as outras disciplinas. Nesse sentido, é importante fortalecer as estratégias
de práticas educativas pelo viés da interdisciplinaridade na formação e no
exercício profissional de professores de matemática, corroborando para o
desenvolvimento de suas habilidades e competências quanto à transposição
didática de conhecimento matemático aos alunos da região, os quais
apresentaram rendimentos abaixo da média nacional nos últimos anos.


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