O ENSINO DE BIOLOGIA EVOLUTIVA SOB A LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO: INTERFACES ENTRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA, OS SABERES MOBILIZADOS E A PRÁTICA DOCENTE
Resumo
Investigações sobre o ensino de Biologia Evolutiva (BIO-EVO) no Brasil, nos últimos vinte anos, evidenciaram obstáculos didáticos e epistemológicos. Diante desse cenário, se faz necessário o fomento de novas perspectivas para o ensino de evolução na atualidade. Considera-se que a BIO-EVO tem potencial transdisciplinar, pois remete a estudos sobre a biodiversidade atual e pretérita, desenvolvimento biológico, Educação Sexual, Saúde Coletiva e aspectos socioculturais, além de perpassar seus conceitos em diferentes componentes disciplinares. E, dentre os pressupostos do Pensamento Complexo, a transdisciplinaridade ganha cada vez mais destaque no âmbito educacional, devido a sua capacidade de interligar distintas dimensões socioculturais e ambientais. Nesse sentido, o objetivo central da pesquisa é investigar as relações entre a formação científica, os saberes mobilizados e a prática docente em BIO-EVO, analisando as transposições e mediações desses conhecimentos na Educação Formal, inferindo sobre as possíveis contribuições do Pensamento Complexo no Ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa empírica, fundamentada nos Métodos Mistos. A espiral investigativa consistiu-se dos seguintes momentos: Formação Inicial de Professores; Concepções e Prática Docente em BIO-EVO e Elaboração e Aperfeiçoamento do Jogo Digital “Paleo Game”. A partir do desenvolvimento das análises estatísticas, é possível afirmar que não foram encontradas influências diretas das composições das matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS nos conhecimentos acerca da BIO-EVO de licenciandos. Verificou-se, também, que as crenças pessoais dos graduandos estão desassociadas da sua formação científica. Os resultados evidenciaram, ainda, a importância da BIO-EVO como eixo articulador dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC). No que se refere aos professores em exercício, os educadores P2, P3, P9, P10 apresentaram concepções que remetem à ideia de que a evolução pode, também, ocorrer no nível individual (espécie). Verificou-se que a área e o nível de formação acadêmica influenciam na compreensão do ensino de BIO-EVO sob a luz do Pensamento Complexo e que a visão docente sobre ações transdisciplinares ainda é superficial. Além disso, a utilização de jogo digital nos processos de ensino e aprendizagem em BIO-EVO mostrou-se satisfatória.
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