A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CANOAS DE 1940 A 2016

ALEXANDRE AUSANI HUFF

Resumo


A presente pesquisa histórica possui o objetivo de investigar como se desenvolveu o Ensino de Matemática nas escolas Públicas Municipais de Canoas, desde o início de suas atividades até o ano de 2016. O estudo tem como propósito a investigação das razões que motivaram a criação da rede escolar Pública Municipal de Canoas; o estudo da evolução histórica do ensino de Matemática nas escolas municipais de Canoas no período de 1940 a 2016; as alterações do currículo durante o período em foco e as propostas utilizadas para o ensino de Matemática; e, enfim, pesquisar os conteúdos de Matemática focados para o ensino desta disciplina, desde o início das atividades das escolas Públicas Municipais de Canoas. Baseado nas pesquisas documental e bibliográfica, o estudo foi elaborado e fundamentado pelo método hermenêutico, como principal foco na Hermenêutica de Profundidade. A fundamentação teórica é centrada no estudo histórico da criação do município de Canoas e, principalmente, no estudo do Ensino de Matemática das escolas públicas da rede municipal de ensino da cidade, entre os anos de 1940 e 2016. Utilizaram-se as leis que regulamentaram a educação brasileira no período estudado e as tendências pedagógicas que, de certa forma, influenciaram a construção dos currículos escolares, as metodologias de trabalho e as práticas pedagógicas dos professores que ensinavam Matemática nas escolas públicas municipais de Canoas. Deste modo, a pesquisa realizada contribui para trazer um olhar no sentido de compreender as alterações curriculares e as influências que ocorreram na rede pública municipal de ensino de Canoas, observando o currículo de 1940 (ano da fundação da rede municipal de ensino) até o currículo desenvolvido em 2016. Construindo, assim, um documento importante para conhecer e compreender o ensino desenvolvido nas escolas deste município.

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