RELAÇÕES ENTRE SAÚDE E MEIO AMBIENTE: um estudo sobre as percepções de alunos do Ensino Fundamental I de uma Escola da Rede Municipal de Viamão-RS
Resumo
O objetivo da presente tese consiste em investigar junto aos estudantes do Ensino Fundamental I de uma escola em uma comunidade de catadores de resíduos sólidos da cidade de Viamão/RS as percepções das relações entre saúde e meio ambiente. O trabalho adotou pressupostos metodológicos da Teoria Fundamentada em Dados e a pesquisa participante com a utilização de métodos mistos com design convergente para a análise dos dados coletados. Os trabalhos foram desenvolvidos junto a 228 alunos da escola bem como em uma turma de 22 alunos de terceiro ano, onde foi possível permanecer por mais tempo realizando observações e trabalhando com maior variedade de instrumentos para obter informações. Os dados foram coletados a partir de representações pictóricas realizadas pelos alunos, entrevistas com alunos, pais e professores e observações participativas da sala de aula e da escola. Também foram analisados escores médios (de 1 a 5) atribuídos pelos estudantes a 20 imagens de ambiente natural e construído. A partir do trabalho foi possível tomar contato com uma comunidade extremamente carente, onde as moradias dividem espaço com os resíduos sólidos e esgoto a céu aberto. Muitas residências, inclusive de alunos do terceiro ano onde a maior parte da pesquisa ocorreu, não possuem banheiro em casa, o que motivou um pedido dos alunos ao prefeito da cidade em carta para que fossem construídos “banheiros químicos” no bairro. A comunidade é conhecida como uma das mais violentas do município, possuindo altos índices de criminalidade. Os resultados apontaram ainda que os alunos, com idades predominantes entre seis e nove anos, identificavam, como os principais problemas que causavam danos à saúde, o esgoto e os resíduos sólidos. Nas representações dos elementos que fazem bem à saúde, os alimentos preponderaram, especialmente a categoria das frutas, verduras e outros vegetais. A partir da integração pela junção dos dados qualitativos e quantitativos, foi possível verificar que os alunos possuem a compreensão da saúde, não apenas como ausência de doença, mas como bem estar físico e social, cuja construção ocorre a partir das boas relações humanas, acesso ao lazer, à higiene, ambiente limpo, sem violência e segurança alimentar e nutricional. O trabalho apontou a importância dos estudos na área da percepção ambiental como forma de subsidiar ações educativas sobre os temas transversais de saúde e meio ambiente.
Palavras Chave: saúde, meio ambiente, percepção, educação em saúde, ensino fundamental, alimentação, consumo alimentar
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