MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA COM PROJETOS DE TRABALHO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Tania Elisa Seibert

Resumo


Este trabalho objetivou verificar a possibilidade de desenvolver uma metodologia
adequada para implementação de projetos de trabalho, como proposta alternativa de ensino,
adaptável a diferentes temas e desenvolvido dentro do currículo de Matemática do Ensino
Fundamental, projeto esse que tem a Matemática como gestora, mas tem caráter
interdisciplinar. A pesquisa justifica-se em função das necessidades dos cidadãos da
sociedade do conhecimento, das exigências do mercado de trabalho do século XXI, do
tratamento da informação e da adaptação da prática escolar aos Parâmetros Curriculares
Nacionais (1998), que apontam para a necessidade do tratamento de temas sociais relevantes e
sugerem que isso se faça em todos os Componentes Curriculares. Tendo o Colégio Sinodal,
instituição da rede particular de ensino do município de São Leopoldo, Rio Grande do Sul,
como local de pesquisa, foi aplicado o projeto de trabalho "Matemática Viva", que, além do
objetivo descrito acima, investigou a utilização, por parte dos alunos, de conteúdos
conceituais (matemáticos e estatísticos) e conteúdos procedimentais no desenvolvimento do
projeto. A pesquisa foi aplicada em 54 sujeitos, estudantes de 8ª série do Ensino Fundamental.
Os dados foram levantados através de diferentes instrumentos, como: questionários do tipo
lápis e papel, filmagens, gravações de voz, registros das etapas e observações do
professor/pesquisador. Os dados foram analisados pelo professor/pesquisador, embasado na
fundamentação teórica que sustenta essa pesquisa, e os resultados decorrentes dessa análise
foram apresentados através de tabelas. Sobre os conteúdos conceituais, os resultados revelam
que em 100% dos trabalhos, mesmo partindo de um tema extramatemático, foram utilizados
conteúdos matemáticos e estatísticos, destacando-se os ligados à proporcionalidade, à
porcentagem, aos sistemas de unidades de medida, ao levantamento de dados, à expressão dos
resultados através de gráficos e à análise crítica dos mesmos. Já sobre os conteúdos
procedimentais destaca-se a possibilidade que o desenvolvimento de um projeto de trabalho
proporciona aos professores, de incorporar a sua práxis, diferentes procedimentos, ampliando 

a busca de importantes competências. Destacam-se entre os procedimentos os que levam à
elaboração e a leitura de gráficos e ao intercâmbio lingüístico. As contribuições dessa
pesquisa estão no fato de que foi possível relacionar o estudo da Matemática ao estudo de
temas relevantes, nesse caso a Educação Ambiental, oportunizando que, dessa forma, o aluno
perceba os elos naturais entre as diferentes áreas de conhecimento e reflita sobre assuntos de
urgência social. Também foi possível contextualizar, revisar e introduzir novos conteúdos,
específicos da Matemática, e colocar os alunos frente a um levantamento estatístico,
permitindo que esses vivenciem todas as suas fases. Além desses itens, a metodologia
desenvolvida e relatada no trabalho, pode nortear os professores de diferentes Componentes
Curriculares, em relação ao uso de projetos de trabalho no processo educativo.


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