UM ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DIDÁTICA DE FERRAMENTAS DE COGNIÇÃO EXTRACEREBRAIS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MODELO DO ÁTOMO DE BOHR

SAVANA DOS ANJOS FREITAS

Resumo


A presente pesquisa buscou investigar quais são as mediações importantes e de que maneira estas se combinam para o ensino do modelo do átomo de Bohr a estudantes do Ensino Fundamental (EF) de uma escola pública do município de Canoas, RS. Neste intuito, essa pesquisa de caráter qualitativo e que ocorreu no decorrer de 2017 e 2018, teve como objetivo investigar e analisar as imagens mentais e os drivers passíveis de serem adquiridos e/ou modificados por estudantes do EF após usarem ferramentas extracerebrais para a aprendizagem de conceitos pertinentes ao estudo do modelo do átomo de Bohr. Uma revisão da literatura embasou a elaboração das atividades e a análise dos dados. Os principais objetivos dessa revisão foram compreender o estado atual do ensino de Física no EF e desvendar as melhores estratégias e metodologias utilizadas para o ensino do modelo do átomo de Bohr a estudantes que ainda não chegaram ao Ensino Médio. O referencial teórico adotado para a leitura e compreensão dos dados compreendeu o uso combinado da Teoria da Mediação Cognitiva (para descobrir quais mediações extracerebrais podem contribuir para a aprendizagem do modelo do átomo de Bohr) e da Teoria da Aprendizagem Significativa (para efetivamente inferir sobre o aprendizado de conceitos científicos pelos estudantes). Além disso, o referencial teórico serviu para a elaboração de uma sequência didática sob a perspectiva da TMC baseada em UEPS. Os resultados obtidos incluíram dados coletados em entrevistas conduzidas seguindo o método Report Aloud adaptação do método Think Aloud e evidenciam que, das quatro mediações utilizadas na pesquisa, a mediação hipercultural se destacou entre os estudantes entrevistados; porém, todas as mediações contribuíram com o estudo de algum conceito específico, e muitas se combinam na aprendizagem do aluno. Assim, os resultados indicam que a Sequência didática sob a perspectiva da TMC baseada em UEPS foi exitosa. Logo, o ensino do modelo do átomo de Bohr no EF foi adequado, e a mediação hipercultural se sobressaiu sobre as demais mediações utilizadas.
Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino Fundamental. Átomo de Bohr. TMC. Aprendizagem Significativa.


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