PENSAMENTO ARITMÉTICO: UM EXPERIMENTO COM ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

NEIDE ALVES SCHAEFFER

Resumo


A temática de investigação desta pesquisa é o Pensamento Aritmético de estudantes do 6º ano de Ensino Fundamental. O problema de pesquisa foi: os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental possuem a competência de resolver situações problemas envolvendo os conteúdos de Números Naturais e os algoritmos das quatro operações? O objetivo geral foi o de investigar o desempenho de um grupo de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao resolverem situações problemas envolvendo os conteúdos de Números Naturais e as quatro operações do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental. Para alcançar o objetivo geral foram delineados os seguintes objetivos específicos: investigar atividades de que envolvam conceitos de Aritmética de 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental; Investigar situações problemas envolvendo os conceitos com Números Naturais e as seis operações com os Números Naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação); Implementar (desenvolver, aplicar e avaliar), no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA), uma experiência com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O SIENA é um sistema informático desenvolvido pelo Grupo de Tecnologias Educativas, da universidade de La Laguna, Tenerife, Espanha e pelo Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM) do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA. O desenvolvimento desta investigação foi realizado em cinco etapas: Estudo do funcionamento do Sistema Inteligente SIENA; investigações de questões que envolvam conceitos de Aritmética dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF); Construção do cenário de investigação, com base nas atividades investigadas. A construção deste cenário teve as seguintes ações: construção do grafo sobre os conceitos aritméticos do 6º Ano do Ensino Fundamental o grafo foi construído com o auxílio do software Compendium e importado para o SIENA; construção do banco de questões que foram cadastradas no SIENA). Para cada conceito do grafo foram desenvolvidas 45 questões, com cinco opções de resposta cada uma, que tiveram por finalidade a identificação das dificuldades dos alunos nos conceitos de Aritmética; Realização de uma experiência, utilizando o SIENA, com uma amostra de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental; análise dos resultados a partir dos dados coletados durante a experiência, identificando o nível do pensamento aritmético dos alunos investigados. O experimento realizado com um grupo de 24 alunos do 6º ano, de duas escolas, a Escola Estadual de Ensino Médio Vila Prado, do município de Sapucaia do Sul, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgard Fontoura, no município de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul, utilizando o sistema SIENA, com a aplicação dos Testes Adaptativos, visando identificar as dificuldades destes estudantes na temática investigada. Os resultados obtidos na aplicação dos testes adaptativos, realizados com 24 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, de duas escolas, uma da rede estadual e a outra do município de Canoas, permitindo constatar as dificuldades dos alunos. Os registros dos alunos, junto com os registros do banco de dados
do SIENA e nas observações feitas pelo pesquisador durante o primeiro experimento que eram alunos repetentes e com idade entre 13 e 16 anos, revelaram que os alunos da Escola estadual de Ensino Médio Vila Prado possuem certa relutância aos hábitos de leitura e interpretação de textos embora, ao terem a mediação do pesquisador, conseguiram bons resultados, o que leva a inferir que possuem o Pensamento Aritmético no nível adequado para a continuação dos estudos. Os alunos da Escola Municipal de Canoas, alunos entre 11 e 12 anos, estão construindo o pensamento Aritmético, são inseguros com o novo, porém muito esforçados e gostam dos desafios, mas necessitam revisitar e reforçar os conceitos e algoritmos com Números Naturais. Destacando que o SIENA foi eficiente nos testes adaptativos, contribuindo na identificação das dificuldades dos alunos e nas possibilidades de uma recuperação nos tópicos onde apresentaram dificuldades.
Palavras-Chaves: Educação Matemática; Anos Finais do Ensino Fundamental; Pensamento Aritmético; SIENA;


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.