UMA INVESTIGAÇÃO DOS DRIVERS E REPRESENTAÇÕES MENTAIS PRESENTES NAS INTERPRETAÇÕES PRIVADAS DE ESTUDANTES DE MECÂNICA QUÂNTICA: um estudo pela técnica Report Aloud
Resumo
A presente tese investiga os drivers e as representações mentais adquiridas e/ou modificadas por licenciandos em Física ao longo do processo de compreensão conceitual dos resultados observados nos experimentos da dupla fenda e do Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder (IMZ) após as instruções didáticas conduzidas pelas bancadas virtuais e storyboards com ilustrações conceituais representativas. Para tanto, escolhemos como conteúdo de conhecimento o comportamento dual da matéria e da radiação eletromagnética, tópico fundamental em disciplinas introdutórias de Mecânica Quântica (MQ). A condução da investigação converge e culmina com o estabelecimento de uma relação entre as interpretações privadas dos estudantes com as principais correntes interpretativas da MQ. Diante disso, adotamos a harmonização de dois referenciais teóricos, a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC), responsável por abordar como a mediação por mecanismos externos de processamento extracerebral modifica a estrutura cognitiva dos alunos, sobretudo a mediação de cunho hipercultural, e a Modelização Científica de Mario Bunge, em virtude de sua percepção acerca da construção de conhecimento de forma racional em meio à interpretação da realidade. Os resultados foram obtidos após as análises realizadas sob os testes e a partir das linguagens verbal e gestual obtidas com imagens de vídeo gravadas durante duas sessões de entrevistas, conduzidas de acordo com o método “Report Aloud”, sendo este delineamento metodológico um diferencial na pesquisa em ensino de ciências. Constatamos que as bancadas virtuais em conjunto com as instruções didáticas mediadas pelos storyboards forneceram aos licenciandos possibilidades para analisar ontologicamente e epistemologicamente, de diferentes formas, um mesmo resultado empírico previsto pelo formalismo da MQ. Apesar desse resultado positivo, verificamos que as representações mentais empregadas principalmente nas explicações para a dupla fenda e IMZ em regime quântico com a presença de um observador, na sua maioria, são heranças das concepções clássicas e deterministas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.