FEIRA DE MATEMÁTICA COMO AGENTE ESTIMULADOR PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Resumo
“Os professores de todos os níveis escolares queixam-se de alunos desmotivados”
(BZUNECK, 2001), sem o desejo de obter novos conhecimentos, principalmente na área de
Matemática, tida por alguns alunos com verdadeiro temor, porém podemos verificar que esses
mesmos alunos motivam-se para praticar outras atividades. Segundo Tapia, (2001, p.14) os
alunos não estão motivados ou desmotivados abstratamente, mas em função do significado do
trabalho que têm a realizar, o que percebem num contexto e em relação com alguns objetivos,
e que pode mudar à medida que a atividade transcorre, esta forma de ver nos dá a chance de
transformar essa realidade.
Presumimos que o que está faltando sejam atividades que estimulem a motivação e
que dêem significado ao que os mesmos aprendem, nas quais o aluno seja responsável pelo
conhecimento próprio, o que vai ao encontro da teoria construtivista, pela qual priorizamos a
ação do sujeito, para que a partir desta o conhecimento possa ser criado. Desta forma,
pensamos em uma Feira, na qual os alunos pudessem expor seus conhecimentos pesquisados,
criados e modificados, para assim motivarem-se e transformarem a realidade citada.
A Feira de Matemática é uma exposição de trabalhos envolvendo Matemática,
produzidos por alunos da escola. Visa motivar os educandos na busca de novos
conhecimentos, desmitificando a Matemática, produzindo conceitos, integrando as diversas
séries do ensino e desenvolvendo o pensamento científico. Nas Feiras, o aluno produtorexpositor
torna-se sujeito de sua aprendizagem, mostrando ao público sua pesquisa.
A pesquisa sobre a Feira de Matemática visa verificar em que medida a Feira estimula
a motivação, a pesquisa e a busca por novos conhecimentos. Para fazer a pesquisa de como a
Feira de Matemática contribui para a motivação do ensino e aprendizagem de Matemática,
montamos um projeto e realizamos Feiras de Matemática na Escola Técnica Estadual
Marechal Mascarenhas de Moraes, no Município de Cachoeirinha – Rio Grande do Sul. A
direção da escola foi muito receptiva no sentido de dar apoio para a realização deste projeto, a
Feira de Matemática.
Estas Feiras dividem-se em etapas: produção do trabalho e exposição. A produção foi
feita em grupos de quatro alunos, preferencialmente da mesma série. O assunto escolhido
deveria ter relação com a Matemática. O grupo elaborou um relatório sobre o trabalho,
apresentando este a um professor orientador, que guiou cientificamente o aluno e o ajudou na
confecção do trabalho. A exposição se deu em forma de cartazes, murais e trabalhos práticos
apresentados pelos alunos.
A organização das Feiras de Matemática foi feita por alunos e professores da escola e
o evento fez parte do calendário escolar. A pesquisa consistiu na organização e avaliação de
duas Feiras de Matemática, nos anos de 2003 e 2004, através de instrumentos aplicados aos
alunos, professores e visitantes destas feiras. A análise se deu conforme métodos qualitativos
e quantitativos e visou verificar em que medida a Feira de Matemática atua como ferramenta
de auxílio à motivação para o ensino e a aprendizagem de Matemática.
A partir dos dados coletados verificamos que a Feira de Matemática contribui para o
ensino e a aprendizagem de Matemática na Escola Técnica Estadual Marechal Mascarenhas
de Moraes.
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