CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-MATEMÁTICAS DE UM GRUPO DE DISCUSSÃO COM SUPERVISORES PEDAGÓGICOS SOBRE A MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Karine Pertile

Resumo


A tese investigou as contribuições didático-matemáticas de um grupo de discussão com supervisores pedagógicos sobre a Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Base Nacional Comum Curricular. O referencial teórico discorreu sobre os saberes necessários à prática docente, direcionando-se para os saberes necessários ao professor que ensina Matemática e da formação matemática do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Também discutiu a formação continuada, a prática reflexiva docente e os grupos de discussão na formação continuada de professores. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisaação, para a qual foi realizada uma formação continuada, na modalidade de grupo de discussão, com dez supervisoras pedagógicas dos anos iniciais da rede municipal de ensino de Bento Gonçalves/RS. O objeto de estudo e discussão do grupo foi o ensino da Matemática nos anos iniciais, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, a partir do estudo das unidades temáticas, dos objetos de conhecimento e das habilidades relacionadas, e sua ligação com as competências específicas da Matemática. Para o levantamento de dados, as discussões foram gravadas em áudio e anotadas no diário de campo da pesquisadora. As transcrições e anotações compuseram o corpus da pesquisa, que inicialmente foi analisado de maneira descritiva interpretativa. Posteriormente, este conteúdo foi analisado por meio da análise textual discursiva. Durante os encontros, houve momentos de reflexão-crítica sobre a prática pedagógica e troca de saberes, o que oportunizou às participantes do grupo uma formação realizada a partir das ressignificações e encorajando a mudança e a transformação profissional. Também pôde-se verificar o movimento das reflexões das participantes sobre a linguagem matemática apresentada na Base Nacional Comum Curricular e sobre o ensino da Matemática para os anos iniciais, identificando que a formação auxiliou as participantes a compreenderem de forma significativa a linguagem matemática apresentada na Base Nacional Comum Curricular para os anos iniciais. Além de identificarem o grupo como importante momento de trocas e compartilhamentos, as supervisoras afirmaram sentirem-se mais seguras para auxiliar o trabalho dos professores dos anos iniciais, no ensino da Matemática. Conclui-se que o grupo de discussão contribuiu para: elucidar a linguagem matemática apresentada na Base Nacional Comum Curricular para os anos iniciais; conhecer e compreender as habilidades a serem desenvolvidas a partir dos objetos de aprendizagem; analisar as competências gerais e as competências específicas da Matemática propostas pela Base, verificando de que forma os professores podem auxiliar os alunos a atingirem tais competências.

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