TESTES ADAPTATIVOS ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE DERIVADAS: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE ENGENHARIA CIVIL
Resumo
O conteúdo de Derivada é importante para o Curso de Engenharia Civil, visto que é desenvolvido nas disciplinas de Cálculo, no início do curso, e considerada pré-requisito para as disciplinas posteriores que utilizam suas resoluções e aplicações. A pesquisa investigou as dificuldades dos alunos na disciplina de Cálculo I, no conteúdo de Derivadas, do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Luterano de Palmas/TO – CEULP/ULBRA. Conhecer as dificuldades enfrentadas pelos discentes nesse conteúdo é relevante para que o professor possa realizar o planejamento de aula com a finalidade de oferecer melhor qualidade no ensino. Para tanto, o objetivo geral foi investigar as dificuldades de vinte (20) alunos ao resolverem Testes Adaptativos no sistema SIENA. Para alcançar o objetivo geral, foram traçados os seguintes objetivos específicos: investigar questões com o conteúdo de Derivadas para construção do banco de questões, para os testes adaptativos no sistema SIENA; investigar competências e habilidades matemáticas importantes para o engenheiro civil, bem como conteúdos básicos e avaliação que subsidiam o Cálculo I do curso de Engenharia Civil, do CEULP/ULBRA; identificar as dificuldades que os estudantes apresentam ao resolverem as questões com as temáticas: Derivada e Aplicações. O sistema SIENA é um sistema inteligente que é capaz de comunicar informações sobre o conhecimento dos alunos em determinado tema, utilizando a combinação de mapas conceituais e testes adaptativos. O teste adaptativo informatizado trata de encontrar um teste ótimo para cada estudante, procurando estimar a habilidade do respondente através da aplicação de itens que sejam adequados a ele. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, com enfoque no estudo de caso, que analisou registros escritos e eletrônicos dos investigados. Foi realizado um experimento nas dependências da instituição CEULP/ULBRA, em dois dias durante o turno vespertino, perfazendo um total de 8 horas, com vinte (20) estudantes matriculados no curso de Engenharia Civil. Para o desenvolvimento da pesquisa foram construídos seis bancos de questões, compostos de vinte (20) questões de múltipla escolha para cada nível de dificuldade: fácil, médio e difícil, totalizando trezentos e sessenta (360) questões. Os seis conceitos do grafo foram: três de Matemática Básica: Aritmética; Álgebra e Funções; três de Derivadas: Diretas do formulário, Regra do Produto e do Quociente; Regra da Cadeia; e as Aplicações em Resolução de Situações Problemas. Foi possível analisar que as dificuldades existem devido a quantidade de repetições de testes que os alunos realizaram para atingir a nota mínima e assim conseguir avançar para o próximo conceito do grafo. O maior número de erros foi identificado no conceito 5 do grafo: Derivadas – Regra da Cadeia, em que os acadêmicos enfrentaram dificuldades na resolução das atividades propostas. Destacam-se ainda, dificuldades em interpretação de situações problemas e identificação de função composta. A pesquisa obteve resultados satisfatórios, visto que possibilitou através dos erros realizados na resolução das questões analisadas, conjecturar sobre as possíveis dificuldades dos alunos. Acreditase que essa ação subsidie o trabalho do professor e pode contribuir para o avanço na qualidade no processo de ensino e aprendizagem.
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