REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES NUMÉRICAS NA PERSPECTIVA DE UMA ESTUDANTE COM PARALISIA CEREBRAL
Resumo
Este trabalho tem por objetivo geral investigar como se constituem as relações numéricas na perspectiva de uma estudante com paralisia cerebral, considerando os conceitos matemáticos iniciais, os esquemas protoquantitativos e as situaçõesproblema envolvendo o número. A investigação, desenvolvida dentro da linha de pesquisa Educação Inclusiva em Ensino de Ciências e Matemática no PPGECIM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática), foi constituída de acordo com as premissas de uma pesquisa qualitativa, contemplando um estudo de caso tendo como participante central uma estudante com paralisia cerebral espática. A pesquisa envolveu observações, entrevistas semiestruturadas com profissionais da escola e com os responsáveis e intervenções pedagógicas, que ocorreram na escola e na residência da estudante. As intervenções buscaram verificar conhecimentos matemáticos iniciais, como: conceito de número, classificação e quantificação. Para a análise dos dados, buscou-se apoio na análise descritiva interpretativa. Considerou-se que a estudante responde melhor à proposta de trabalho com recursos concretos de seu interesse pessoal e que promovem o seu envolvimento. Foi possível observar que a estudante relacionava com mais segurança à representação do número por meio dos dedos das mãos. Com o apoio dos esquemas protoquantitativos, as atividades foram realizadas pela estudante. Houve necessidade de ajustes nos materiais utilizados, após observações e de se compreender o cotidiano da estudante. Destaca-se ser fundamental conhecer o universo da estudante para realizar um planejamento de acordo com sua realidade.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.