INTERFACES DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas educativas desenvolvidas por professores que ensinam Ciências da Natureza nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, de três escolas do município de Vera Cruz, Estado do Rio Grande do Sul, visando identificar se tais ações contribuem para a promoção do acesso e do desenvolvimento do conhecimento científico à luz do processo de alfabetização científica. Para tanto, esta pesquisa assume os pressupostos metodológicos do estudo de caso de cunho etnográfico, mediante uma perspectiva qualitativa de investigação, a qual conta com a participação de sete professores colaboradores, responsáveis por turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de três escolas municipais de Vera Cruz/RS. A análise dos dados foi realizada por meio da triangulação dos dados obtidos, seja pela observação do cotidiano escolar ou pelas descrições intuitivas destes em um diário de bordo, e articulada a informações derivadas de um questionário composto por questões abertas e fechadas, uma entrevista semiestruturada com os respectivos professores colaboradores e documentos normativos e norteadores da prática docente. A condução da investigação converge e culmina que a ação docente desenvolvida pelo grupo de professores colaboradores, pouco contribui para a promoção do acesso ao conhecimento científico, visto que as propostas didáticas pautadas na abordagem dos objetos de conhecimento relativos a Ciências da Natureza, são pontuais e específicas, ao tempo que as ações pedagógicas estão voltadas ao desenvolvimento de competências e habilidades derivadas das áreas de Linguagens e Matemática. Além do mais, outras questões emergem ao longo da investigação que necessitam ser discutidas tais como: aspectos atrelados a implantação e implementação da Base Nacional Comum Curricular, as especificidades da realidade sociocultural das instituições de ensino envolvidas na pesquisa destacadas no Projeto Político Pedagógico e outras exiguidades. Frente aos achados na pesquisa, se propõe ações voltadas a formação continuada de professores, pautadas na discussão sobre o acesso e desenvolvimento do conhecimento científico à luz da alfabetização científica, mediante abordagens didáticas embasadas nos pressupostos de ensino por investigação, do mesmo modo que reitera-se a contemplação dos elementos oriundos do processo investigativo, de modo que toda reflexão seja extensível a prática docente, considerando a realidade das escolas municipais de Vera Cruz/RS.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.