REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

LUCILENE PIVA

Resumo


Este estudo buscou investigar as percepções dos professores de Ciências e Matemática sobre a perspectiva da educação inclusiva, a partir da realidade vivenciada pela escola e está vinculado à linha de pesquisa “Educação Inclusiva em Ensino de Ciências e Matemática” do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em uma instituição de ensino da educação básica do município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul (RS), em 2020. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, envolvendo cinco professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática, a diretora e o professor-itinerante da escola em questão. Os dados foram analisados sob a perspectiva descritiva interpretativa. Os relatos desses profissionais apresentaram aspectos importantes referentes à formação acadêmica nas diferentes Universidades e as dificuldades enfrentadas em sala de aula com os alunos com deficiência, na teoria e na prática, principalmente em relação à prática docente. As expectativas dos docentes frente à formação continuada e à educação inclusiva também fizeram parte desta pesquisa, assim como as estratégias utilizadas para garantir uma educação de qualidade para todos os alunos. Percebeu-se, nas entrevistas, que, pela trajetória profissional, os saberes se tornaram objetos necessários ao exercício da docência, os quais, quando reconhecidos e assimilados, são parte de pontos específicos da prática de ensinar, principalmente suas percepções relacionadas à educação inclusiva. Com os resultados desta pesquisa, foi possível fazer algumas inferências sobre a forma de como os professores e a própria escola percebem a educação inclusiva.

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