UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA NA DISCIPLINA DE MORFOLOGIA MÉDICA APLICADA I
Resumo
O Ensino Superior precisa ser reformulado e repensado visando à construção do conhecimento pelos estudantes, fazendo com que os conceitos se aproximem da sua realidade, que hoje é de interação e velocidade no âmbito das tecnologias digitais. Educar, no entanto, é estimular o pensamento crítico, adaptar-se às novas necessidades, assumir o protagonismo do processo, preparando os alunos para aprenderem a aprender, o que pode ser conseguido com o uso das tecnologias. Diversos estudos buscam demonstrar como as tecnologias digitais podem ser utilizadas para motivar e viabilizar melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem, a fim de gerar uma consciência de que não basta introduzir as tecnologias sem pensar como elas serão disponibilizadas e como seu uso efetivamente será um desafio às estruturas oferecidas. Com base no exposto, o presente estudo procurou responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como o recurso digital WebQuest aplicado na disciplina de Morfologia Médica Aplicada I com ênfase em Anatomia Humana contribuirá com a aprendizagem significativa? Objetiva-se avaliar o uso da WebQuest no processo de ensino e aprendizagem de Anatomia Humana num curso de Medicina, especificamente: avaliar o grau de inclusão digital dos participantes da pesquisa; construir um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), para ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem de Anatomia Humana; desenvolver sequências didáticas eletrônicas para utilização no processo de ensino e aprendizagem de Anatomia Humana por intermédio de uma WebQuest; avaliar a ferramenta WebQuest no processo de ensino e aprendizagem de Anatomia Humana; e analisar as percepções dos participantes sobre o processo de ensino e aprendizagem de Anatomia Humana. Esta pesquisa enquadra-se na modalidade mista, utilizando-se dos métodos quantitativo e qualitativo combinados, constituindo-se como estudo de caso. Participaram da pesquisa estudantes matriculados e presentes em aula do curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil. Os dados foram coletados em questionários pré e pós-teste e em mapas mentais e conceituais. Os resultados são considerados positivos no que diz respeito à aceitação acadêmica de uma plataforma facilitadora no processo da aprendizagem, além da construção viabilizada pela confecção de mapas que permearam a organização dos seus conhecimentos, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa. Permitem entender sobre a importância da utilização de tecnologias digitais para promover espaços de interação, facilitação, construção e pesquisa dentro e fora da sala de aula, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem de forma contemporânea e alinhada no contexto do Ensino Superior. Destaca-se que a intervenção didática teve impacto significativo no desempenho dos alunos, justificando a relevância da pesquisa proposta.
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