DESENVOLVIMENTO DE UM PROFISSIONAL REFLEXIVO, À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS

Magale Pereira

Resumo


Esse trabalho, desenvolvido no PPGECIM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) e vinculado a linha de pesquisa Formação de Professores em Ciências e Matemática, investigou como a formação inicial, no Curso Normal Aproveitamento de Estudos Noturno, pode contribuir para o desenvolvimento de um profissional reflexivo à luz dos pressupostos do Letramento Científico no ensino de Ciências da Natureza nos Anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Para a aplicação da pesquisa realizou-se o referencial teórico com base nos principais aspectos relacionados ao ensino de Ciências da Natureza, Formação Inicial de professores e o papel do profissional reflexivo na prática docente. A investigação ocorreu em uma escola de Curso Normal Aproveitamento de Estudos Noturno, localizada no município de São Sebastião do Caí, região metropolitana de Porto Alegre, 67 Acompanhando o processo de formação inicial de uma turma do Curso Normal Aproveitamento de Estudos Noturno, a professora pesquisadora realizou as aulas da disciplina de Didática de Ciências da Natureza, objetivando desenvolver atividades voltadas para a formação de um profissional reflexivo à luz dos pressupostos do Letramento Científico. Participaram da pesquisa estudantes no início das atividades, sendo que 12 estudantes se mantiveram presentes até o final da pesquisa. Com dois períodos de aula semanais, foram desenvolvidas atividades, instrumentos de coletas de dado (ICD), como memorial reflexivo, seminário sobre os saberes docentes, análise crítica da Base Nacional Comum Curricular e atividades de Letramento Científico no Google Sala de Aula, atividades descritas no Bloco I da pesquisa. O Bloco II foi composto por uma análise da prática docente realizada na disciplina de Didática de Ciências da Natureza, com objetivo de aplicar em uma turma dos Anos Iniciais atividades de Ciências da Natureza com os pressupostos do Letramento Científico e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular. O Bloco III contou com a análise das reflexões docentes realizadas sobre a atividade de Préestágio. Os dados obtidos durante a pesquisa foram analisados por meio de análise descritiva interpretativa para, posteriormente, realizar uma análise descritiva interpretativa. Ao analisarmos a pesquisa, percebemos que as estudantes aplicaram, de modo geral, os pressupostos do Letramento Científico e identificaram as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular como processos que devem ser construídos com os alunos ao longo dos anos, visando formar um aluno crítico que compreenda a sociedade da qual faz parte. Essa percepção formou-se por meio das reflexões realizadas durante as atividades desenvolvidas no processo de formação inicial, promovendo com as estudantes a capacidade de refletir sobre o seu fazer docente para atuar de forma crítica e reflexiva, desenvolvendo assim, o pensamento científico nas estudantes.

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