UM ESTUDO SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA INTEGRAL DEFINIDA PARA O CÁLCULO DO VOLUME DE SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO

MARÍLIA DA COSTA

Resumo


Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa referente ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na resolução de situações-problema envolvendo o conteúdo de Integral Definida para o cálculo do volume dos sólidos de revolução. O objetivo geral foi investigar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação no desenvolvimento de situações-problema no Ensino Superior para o estudo da temática da Integral Definida, especificamente o cálculo do volume dos sólidos de revolução. Como objetivos específicos tem-se: pesquisar sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e a Resolução de Problemas para o ensino das aplicações da Integral Definida; pesquisar, selecionar e adaptar atividades para a construção de situações-problema, envolvendo o conteúdo de Integral Definida; implementar (desenvolver, aplicar e avaliar) atividades didáticas envolvendo situações-problema com o conteúdo de Integral Definida; analisar as potencialidades e/ou limitações das atividades no Ensino Superior quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no desenvolvimento do conteúdo de Integral Definida. A abordagem metodológica está pautada na pesquisa qualitativa, visando responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino da Integral Definida para os acadêmicos do Ensino Superior, da Universidade Luterana do Brasil, no estudo das aplicações do cálculo do volume de sólidos de revolução? Para esta pesquisa, o aporte teórico está pautado no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino e na Resolução de Problemas. Também foi realizada uma revisão de literatura no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para a elaboração das atividades didáticas foram analisados os livros de cálculo, que possibilitaram o desenvolvimento de atividades didáticas envolvendo o conteúdo de Integral Definida com a utilização do software GeoGebra. A aplicação das atividades ocorreu, no Laboratório de Matemática da Universidade Luterana do Brasil, com os acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física e da Graduação em Engenharia. A partir da análise realizada, observouse que é possível desenvolver atividades didáticas que aliem o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação ao conteúdo de Integral Definida, de forma a propiciar aos acadêmicos o desenvolvimento de estratégias para resolução de situações-problema contextualizadas.

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