CURRÍCULO DE MATEMÁTICA COM UMA PERSPECTIVA CULTURAL: INTEGRANDO MATEMÁTICA, FÍSICA E MÚSICA
Resumo
Esta pesquisa buscou investigar o Ensino de Matemática aliado à perspectiva cultural através da aplicação de uma sequência didática de atividades que envolveu a Física do som e a Música. Dentro desta perspectiva, destacamos a Música como potencial meio de inserção da Arte nas salas de aula, além de ser um meio popular para a evidenciação de distintas culturas. O problema de pesquisa norteador foi: de que forma é possível integrar, de maneira interdisciplinar, a Música e o som no processo de ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio em uma perspectiva cultural? O objetivo geral deste trabalho foi investigar a contextualização da Matemática com a Música, a Física e as diferentes culturas musicais no Ensino Médio. Para alcançar este objetivo, foram elencados 4 objetivos específicos: identificar quais as possíveis contextualizações entre os conhecimentos matemáticos, a Música e a Física do Som no Ensino Médio; investigar atividades didáticas integrando Matemática, Música e a Física do som; implementar (desenvolver, aplicar e avaliar) uma sequência didática no 2º ano do Ensino Médio, integrando a Música, a Matemática e a Física com enfoque no uso de Tecnologias Digitais e na perspectiva cultural da Música brasileira ; e investigar a percepção dos alunos participantes da pesquisa frente a aplicação da sequência didática realizada. A fundamentação teórica elencada para este trabalho buscou criar um diálogo que explora a abordagem de uma perspectiva cultural no ambiente educacional, perpassando desde o currículo escolar até explorando o conceito de interdisciplinaridade. Como tema central, escolhemos a arte, em sua forma de Música, para contextualizar os conteúdos matemáticos, reforçando a importância do Ensino de Ciências em conjunção à temas de interesse. Como metodologia adotada, inicialmente pesquisam-se potenciais atividades que relacionem diretamente a Matemática à Música, com a finalidade de criar uma sequência lógica que proporcione, aos alunos, a oportunidade de expansão dos conceitos matemáticos estudados em sala de aula. Esta sequência foi aplicada com alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do Estado do Rio Grande do Sul, obtendo dados que foram analisados individualmente em cada um dos 6 módulos desta sequência. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos questionários para analisar os conhecimentos prévios e as percepções dos alunos antes e depois da aplicação da sequência didática, além de, nas respostas dos mesmos às atividades da sequência, explorar as argumentações apresentadas. A análise dos dados aponta melhora significativa na capacidade argumentativa dos alunos nas últimas atividades da sequência. Também nota-se a evidenciação, por parte dos alunos, da diversidade cultural brasileira, além da constante ressignificação de conceitos das áreas envolvidas na pesquisa, fato este evidenciado em múltiplos momentos na sequência didática. As categorias de análise elencadas mostram resultados que reforçam a teoria discutida no que se diz respeito às contribuições de um Ensino interdisciplinar, contextualizado e culturalmente rico, pontos chave para o desenvolvimento do cidadão do século XXI: crítico e que saiba identificar e respeitar as diferenças culturais.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.