CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PODEROSOS COM FOCO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) – NA VISÃO DOS PROFESSORES DA 27ª CRE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS)

Greyce dos Santos Rodrigues

Resumo


Esta pesquisa buscou investigar os conhecimentos matemáticos poderosos com foco na Base Nacional Comum Curricular, com o seguinte problema de pesquisa: Quais são os conhecimentos matemáticos poderosos, relativos aos objetivos de aprendizagem e ao desenvolvimento das competências, considerados fundamentais para a construção do currículo escolar com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos anos finais do Ensino Fundamental na visão dos professores de Matemática e da equipe diretiva que compõem a 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do estado do Rio Grande do Sul (RS)? O objetivo geral foi o de Investigar quais as competências e os conhecimentos matemáticos poderosos relativos aos objetivos de aprendizagem e ao desenvolvimento das competências, para a construção do currículo escolar, com a implementação da BNCC nos anos finais do Ensino Fundamental na concepção dos professores de Matemática da 27ª CRE do estado do RS. Para alcançar o objetivo geral desta investigação, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: Investigar as concepções dos professores de Matemática que compõem a 27ª CRE, relativas à construção do currículo escolar com a implementação da BNCC dos anos finais do Ensino Fundamental em relação aos conteúdos matemáticos poderosos; Identificar as competências e os conhecimentos matemáticos poderosos, na concepção dos professores de Matemática e da equipe diretiva que compõem a 27ª CRE, referenciados na BNCC nos anos finais do Ensino Fundamental; Investigar os conceitos matemáticos e as competências consideradas importantes para serem desenvolvidas nos anos finais do Ensino Fundamental na concepção dos professores de Matemática que compõem a 27ª CRE do estado do RS; Analisar as atitudes que o estudante deve ter para o desenvolvimento do conhecimento lógico matemático que são necessários na construção do currículo escolar com a implementação da BNCC para o desenvolvimento dos estudantes; Investigar as implicações relativas a uma visão política e social (políticas públicas) na concepção dos professores de Matemática e da equipe diretiva. Nos aportes teóricos, investigou-se a história do currículo e as concepções sobre o currículo; A Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e, por fim o conhecimento poderoso de Young (2007). A metodologia adotada foi o método qualitativo, com enfoque no estudo de caso. Os dados obtidos são oriundos dos seguintes instrumentos: Entrevista e questionário, aplicados aos professores de Matemática, de escolas da 27ª CRE englobando escolas estaduais, municipais e particulares. Os resultados apontam que os conhecimentos matemáticos poderosos são: as seis operações Matemáticas, a tabuada, as regras de sinais, a questão da decomposição dos números, como também o conteúdo de geometria que engloba a construção de formas geométricas e seus conceitos, os conteúdos que envolvem a álgebra, a equação de 2º grau, e, por sua vez os conceitos de probabilidade e estatística. Os resultados indicam que, esta investigação atingiu a sua proposta inicial, mas há um caminho a ser percorrido no contexto educacional, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem por meio da BNCC e dos conhecimentos matemáticos poderosos.

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