ROTAÇÃO DE EXPERIMENTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ENSINO TÉCNICO

Carlos Roberto Puyo Martinez

Resumo


Nossos estudantes demonstraram dificuldade em Matemática e Ciências como informa o PISA – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes 2018, comparados a outros países ranqueados. A evasão escolar tem sido uma realidade grave na educação brasileira, estando ligada as formas de avaliação e didática. No ensino técnico a evasão escolar mostra-se presente sendo causada por questões individuais, dificuldades econômicas e emocionais, falta de conhecimentos e habilidades para acompanhar o ensino, aumentando as taxas de evasão escolar. O objetivo do trabalho era desenvolver rotações de experimentos para ensinar conceitos de eletricidade e eletrônica reutilizando componentes eletrônicos. Foram desenvolvidos circuitos que comprovavam o funcionamento dos componentes. Os insumos vieram de equipamentos obsoletos, despertando olhar para o impacto causado ao meio ambiente. Os experimentos estavam relacionados aos conceitos de eletricidade e eletrônica. Pretendeu-se também, aprofundar os conhecimentos científicos na produção de experimentos desenvolvendo competências, que exercitassem a resolução de problemas, despertando a curiosidade natural pela Ciência. A pesquisa possuía caráter qualitativo apropriando-se da Cultura Maker e da Aprendizagem Criativa como apoio pedagógico e metodológico. Com o Letramento Científico buscou-se desenvolver a aplicação dos conceitos no mundo circundante. A reutilização de componentes eletrônicos mostrou uma perspectiva de sustentabilidade ao trabalho. A rotação de experimentos é utilizada como procedimento didático para o ensino conceitos físicos relacionados as disciplinas de eletricidade II, eletricidade III eletrônica analógica I e eletrônica analógica II. A análise sobre os resultados deu-se de forma descritiva e interpretativa a partir da visão do docente, sendo este instrumento principal do trabalho de coleta de informações acerca do estudo qualitativo, tipificando os acontecimentos no decorrer da aplicação dos experimentos. Os resultados alcançados com a proposta das Rotações de Experimentos foram a participação ativa no próprio aprendizado e o trabalho colaborativo, tornando possível o processo aquisição e gestão do conhecimento por meio da experimentação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.