DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ARDUINO AOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa com o objetivo de investigar uma sequência didática para a formação na tecnologia digital Arduino, com foco na capacitação de professores de Ciências e Matemática, no uso e aplicação da tecnologia Arduino na sala de aula, integrando de modo interdisciplinar, como preconiza a Educação STEM. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, estando enquadrado dentro do estudo de caso, por se tratar de um experimento com um contexto específico. A capacitação foi ofertada a professores de Física e Matemática. Nesta pesquisa foi desenvolvida uma sequência didática organizada em três partes, sendo o primeiro a apresentação do Arduino, seguido da ambientação com plataforma de programação e interface de comunicação com Arduino, bem como programas apresentados como módulos funcionais, finalizando apresenta-se projetos com a programação no Arduino. Ao término da sequência de didática foi proposta a construção de projetos envolvendo os assuntos abordados nos três módulos. A validação da sequência didática foi realizada mediante análise dos participantes quanto do grau de compreensão sobre o Arduino e seus componentes, sua programação, a implementação em um projeto STEM e percepções dos participantes sobre as atividades. As análises apontam que, ao término da capacitação, os participantes demonstraram uma evolução no pensamento computacional aplicado à tecnologia Arduino, e que a experiência com a tecnologia Arduino deu segurança para darem continuidade dos seus estudos para uso nas suas práticas escolares. Segundo os participantes a organização e sequenciamento das atividades possibilitaram a compreensão dos temas estudados e permitiu a execução a contento do projeto proposto como última atividade. Também foram apontados alguns pontos de melhorias em relação à apresentação dos enunciados de algumas das atividades, assim como a inclusão de mais exemplos de programação em linha de comando.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.