FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PENSADAS PARA A EDUCAÇÃO 4.0 E SOCIEDADE DO SÉCULO XXI, SOB A LUZ DO CONECTIVISMO E DO CONSTRUCIONISMO

Isadora Luiz Lemes

Resumo


Em tempos hodiernos, diferentes mudanças são percebidas, perpassando a vida humana constantemente, remodelando costumes, valores e hábitos cotidianos. Para que estes movimentos alcancem a educação, é preciso não apenas pensarmos em formas de desenvolver práticas que promovam a aprendizagem dos discentes, como é preciso atentarmo-nos aos professores. Entende-se que, para haver mudanças na educação, é fundamental subsidiar estrutura adequada, sobretudo no que concerne à formação docente. Esta direção conduz para a seguinte pergunta de pesquisa: de que forma cursos de formação continuada podem atuar como agentes transformadores da práxis docente ou contribuir para que professores atuantes e professores não atuantes desenvolvam práticas para a sociedade do século XXI e educação 4.0? Destarte, para responder à pergunta de pesquisa correspondente, a presente tese tem por objetivo investigar de que forma cursos de formação continuada podem atuar como agentes transformadores da práxis docente ou contribuir para que professores atuantes e professores não atuantes desenvolvam práticas para a sociedade do século XXI e educação 4.0. No intento de compreender melhor sobre o tema e como ele tem sido abordado nas pesquisas recentes, empreendeu-se uma revisão de literatura, verificando, principalmente, a existência de trabalhos preocupados em tratar a formação docente no contexto da educação 4.0. O referencial teórico deste trabalho foi organizado em cinco seções principais onde se discute, inicialmente, como as transformações que ocorrem, sobretudo envolvendo tecnologias, impactam na sociedade. Nas demais seções é proporcionada ao leitor reflexão a respeito da formação docente, dos possíveis impasses que cercam a profissão professor, da educação 4.0 e, por fim, é feita a integração entre os eixos teóricos adotados neste trabalho - o Conectivismo e o Construcionismo. A metodologia adotada foi definida conforme a natureza dos dados obtidos nas diferentes fases de coleta. Na primeira etapa, aplicou-se um questionário de caráter quantitativo, o TPACK, contando com a participação de 179 professores que chegaram à pesquisa através de divulgação realizada em mídias digitais. Na segunda etapa, realizou-se uma entrevista com 30 professores da amostra inicial e destes, apenas 14 professores participaram na terceira etapa, que consistiu no curso de formação. A partir de então, decidiu-se que a melhor forma de compreender os resultados obtidos seria através da associação de métodos, sendo assim, optou-se pela abordagem de métodos mistos com design convergente para a integração dos dados do questionário e da entrevista. Ainda no referencial teórico é produzido o que acredita-se ser um modelo de curso apropriado à formação continuada, que pode levar os indivíduos a desenvolver o perfil de professor 4.0. Os resultados indicam que formações que envolvam os participantes como sujeitos atores e não como meros ouvintes, podem contribuir para que características que competem à educação 4.0 sejam desenvolvidas através de práticas baseadas no aprender-fazendo, do Construcionismo, criando conexões de aprendizagem, como vislumbrado na teoria Conectivista. Considera-se que ainda é preciso explorar e aprofundar investigações concernentes à educação 4.0 que estejam voltadas à formação de professores.

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