A GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO EM ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS NA REGIÃO DE ABRANGÊNCIA DA 36ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO/RS SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO

MIRIAM FERRAZZA HECK

Resumo


Este estudo apresenta uma investigação sobre o ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental tendo como problema de pesquisa: Quais são os conhecimentos de Geometria que estão sendo propostos nos anos finais do Ensino Fundamental e de que forma estão sendo levados para as aulas de Matemática nas escolas públicas da região de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação? Na busca por elementos ou evidências as quais possibilitassem responder à questão norteadora, estabeleceu-se como objetivo geral da pesquisa: investigar a realidade do ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental nas escolas públicas municipais e estaduais, na região de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação/RS, tomando como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática (EOS). A investigação, de caráter qualitativo, com a participação de professores de Matemática dos municípios de Catuípe, Ijuí e Panambi atuantes na rede municipal e estadual de ensino, assim como, os coordenadores e supervisores da área. A análise, tanto nos documentos mencionados como dos dados obtidos no decorrer da pesquisa, se efetivou considerando os constructos advindos do Enfoque Ontosemiótico, dos quais se destaca a noção de idoneidade didática e suas seis dimensões (epistêmica, cognitiva, ecológica, emocional, interacional e mediacional). Resultados da análise dos Planos de ensino municipais evidenciou que os documentos seguem as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e apresentam-se com caráter normativo. Cabe salientar que, as respectivas Secretarias Municipais de Educação encontramse em processo de retomada e reestruturação curricular a fim de se adequar as novas propostas curriculares apontadas na BNCC. O questionário aplicado junto aos professores permitiu identificar apesar dos mesmos considerarem o ensino de Geometria importante, a maioria atribui baixa porcentagem de presença da Geometria no currículo de Matemática, apontando ainda para a necessidade de qualificação profissional na área. Em relação aos aspectos que consideram ser mais importantes para o ensino e aprendizagem de Geometria dos anos finais do ensino fundamental, a maioria destacou a qualificação/ formação continuada, planejamento/ reestruturação curricular, discussões sobre metodologias, utilização de objetos de conhecimento, recursos manipulativos e tecnológicos para o ensino e aplicação dos conhecimentos geométricos. De acordo com a visão dos coordenadores e supervisores de área o ensino de Geometria já se iniciou um processo de inserção maior de aspectos da Geometria no currículo a partir das propostas da BNCC, mas os mesmos ainda sugerem que o seu ensino precisa ser qualificado e ampliado nas escolas.

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