O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MANAUS

BRUNO THAYGUARA DE OLIVEIRA RIBEIRO

Resumo


A modalidade que norteia a educação de jovens e adultos (EJA) é formada por um grupo composto de muitas especificidades, engloba jovens, adultos e idosos que dentre os seus objetivos buscam completar sua escolaridade, e em muitos casos enfrentam diversas dificuldades envolvendo o tempo, trabalho e a distância. A presente pesquisa investiga a educação matemática na terceira fase da EJA Manaus, que é composta pelos conteúdos de Matemática do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental, sendo essa modalidade ministrada por professores que não possuem formação inicial na área de Matemática, e sim em Pedagogia, mas atuam ensinando o componente curricular com todas suas demandas, nesse ínterim a pesquisa vem analisar essa relação que envolve a Educação Matemática e o fazer desse professor que atua na modalidade EJA. O objetivo geral da pesquisa foi investigar aspectos referentes à Educação Matemática na 3ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA), traçando uma correlação com os resultados da Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE) com o currículo trabalhado nas salas de aula do município de Manaus, estado do Amazonas, na concepção da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e dos professores de Matemática, bem como identificar possibilidades de qualificação desse processo. Para alcançar esse objetivo geral foram traçados objetivos específicos envolvendo a análise das políticas existentes para Educação da EJA, investigando à formação do docente que atua no ensino de Matemática na 3ª fase, verificando como está sendo desenvolvido o processo metodológico na EJA junto às escolas que possuem a 3ª fase, propondo alternativas metodológicas para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada com professores que atuam na terceira fase da EJA, contando com uma formação continuada com três oficinas formativas, através das quais foram trabalhados os itens da ADE que ficaram no nível difícil em relação à teoria clássica de testes (TCT) e teoria de resposta ao item (TRI) através das quais por meio de pesquisa qualitativa foi possível traçar através de entrevistas, questionários e observações que a modalidade precisa de uma reformulação curricular, além de formações continuadas que estejam voltadas para a realidade da EJA, pois, ficou evidente as dificuldades dos professores em relação a conteúdos específicos de Matemática, sendo necessários mais investimentos em políticas públicas voltadas para este segmento.

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