ATIVIDADES DIDÁTICAS COM A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM DERIVADAS NO ENSINO SUPERIOR

NILTON DE ARAÚJO RIBEIRO

Resumo


A resolução de problemas é uma metodologia de ensino que intensifica e dinamiza o processo de ensino e aprendizagem, propiciando assim uma união de saberes e conceitos na busca de uma solução, na qual o aluno aprende, exercita, aprofunda e/ou compreende conceitos matemáticos ao longo do processo de sua resolução. A resolução de problemas é uma estratégia que pode ser utilizada para o cálculo de derivadas no Ensino Superior, em que o acadêmico pode ser capaz de construir e reformular o seu aprendizado por meio de situações problemas que o expõe a resoluções que o prepare para alguns desafios no campo de atuação profissional. Dessa forma, esta pesquisa buscou investigar as contribuições da resolução de problemas nas aulas de Matemática Aplicada, do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do CEUJI-ULBRA, unidade de Ji-Paraná, no estado de Rondônia, em situações de problemas de otimização com a aplicação de derivadas, em especial atenção às estratégias e metodologias adotadas e apresentadas pelos autores Polya e Dante. Para realizar tal investigação propôs-se como objetivo geral investigar as contribuições da utilização da metodologia de resolução de problemas com a aplicação de Derivadas na disciplina de Matemática Aplicada, do curso de Arquitetura e Urbanismo, visando à formação integral do acadêmico, relacionando a teoria Matemática, às situações práticas. Assim, como objetivos específicos têm-se: pesquisar sobre o uso da Resolução de Problemas para o ensino da Derivada, especificamente as aplicações da Derivada no Ensino Superior; implementar (selecionar, aplicar e avaliar) atividades didáticas envolvendo situações problemas com o conteúdo de Derivadas; analisar as potencialidades e/ou limitações das atividades no Ensino Superior quanto ao uso das Resoluções de Problemas no desenvolvimento do conteúdo de Derivadas. A abordagem metodológica está pautada na pesquisa qualitativa, em se descobrir a realidade ou o fenômeno de aproximações sucessivas da realidade, que se destacam no caráter subjetivo do objeto em análise, observando as suas singularidades e conhecimentos individuais, fazendo uma combinação particular entre a teoria e os dados coletados com o estudo das aplicações do cálculo de derivadas. Para esta pesquisa, o aporte teórico está pautado no Ensino de Cálculo e no uso didático que fazem referências à metodologia de Resolução de Problemas para o Ensino Superior. A aplicação das atividades didáticas com base nos exercícios ocorreu em sala de aula, no Centro Universitário Luterano do Brasil, com os acadêmicos do curso da Graduação em Arquitetura e Urbanismo. A partir da análise realizada, observou-se que é possível aplicar e desenvolver atividades didáticas que envolvam o conteúdo de Derivadas, por meio da resolução de problemas de otimização, de forma a propiciar o desenvolvimento de estratégias para resolução de situações problemas contextualizadas, permitindo assim aos acadêmicos aprofundar e revisar os conhecimentos matemáticos. Ainda, percebeu-se que a prática de ensino em se resolver problemas, pode possibilitar que o acadêmico desenvolva as estratégias e a busca de vários caminhos para solucioná-los à sua maneira, com base em seus conhecimentos acerca de conceitos e procedimentos matemáticos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.