LITERACIA DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE: REFLEXÕES E INQUIETAÇÕES

FERNANDA SCHUCK SÁPIRAS

Resumo


A presente tese, desenvolvida na linha de pesquisa de Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino de Ciências e Matemática, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, tem por objetivo investigar indícios que evidenciam o desenvolvimento de uma cultura de Literacia Digital na prática pedagógica docente após uma formação continuada de professores com foco no uso de Tecnologias Digitais e na Literacia Digital. Como pergunta diretriz, assumimos o seguinte questionamento: após uma formação continuada com professores de Matemática, quais indícios evidenciam o desenvolvimento de uma cultura de Literacia Digital na prática pedagógica docente? Em consequência da pergunta diretriz, o paradigma metodológico assumido foi o qualitativo, com viés interpretativo. Como referencial teórico, destacamos habilidades que entendemos serem necessárias ao professor em sua prática docente: Habilidades Pessoais, Habilidades Cognitivas, Habilidades Pedagógicas e Habilidades Tecnológicas, com ênfase nesta última, visto que elas podem ser entendidas com indícios de Literacia Digital. As Habilidades Tecnológicas destacadas foram jogo, desempenho, simulação, apropriação, multitarefa, cognição distribuída, inteligência coletiva, julgamento, navegação transmídia, networking e negociação. A produção de dados ocorreu por meio de uma formação continuada com professores que ensinam Matemática de diversas escolas da cidade de Canoas/RS. Ao todo, foram 17 encontros presenciais e a distância, totalizando 40 horas de formação. Os dados principais foram obtidos por meio de questionários, atividades escritas, construção de imagens e conversas com os professores, registrados no Google Classroom, ambiente virtual de aprendizagem utilizado na formação. Como método de análise, foi empregada a análise descritiva interpretativa, por entender que a mesma fornecia contribuições para a reflexão sobre os diferentes materiais produzidos no decorrer da formação. Foram analisados os cartazes digitais, os e-books, as atividades construídas, além de um questionário para compreender a concepção dos professores acerca de Literacia Digital, conceito que foi construído na formação. Foram analisadas, também, atividades realizadas posteriormente ao curso ofertado, em busca de indícios de uma cultura de Literacia Digital na prática docente. Tais atividades foram separadas em antes da pandemia COVID-19 e durante a pandemia. Após um período do término da formação, quando questionados sobre sua prática, apenas cinco professores apresentaram indícios desta cultura em sua sala de aula. Por meio da análise, foi possível perceber duas formas diferentes de indícios de uma cultura de Literacia Digital nos professores: (i) indícios de Literacia Digital do próprio professor, que refletiram em suas Habilidades Cognitivas, Pedagógicas e Tecnológicas e que tangenciaram a sala de aula e (ii) indícios de Literacia Digital, que superaram aspectos pessoais do professor, assumindo uma posição em sala de aula e influenciando diretamente sua prática de forma a oportunizar um processo de construção de Literacia Digital por parte de seus alunos.

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