INCLUSÃO DE UM ALUNO CEGO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE RELAÇÕES E OPERAÇÕES NO CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

LUIZA OJEDA HOFFMANN

Resumo


A pesquisa aqui apresentada tem por objetivo implementar uma sequência didática para o desenvolvimento dos Campos Conceituais das estruturas aditivas e multiplicativas no Conjunto dos Números Naturais que possibilite a aprendizagem de um estudante cego congênito, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, matriculado no sistema regular de ensino da cidade de Canoas/RS. Esta pesquisa, fundamentada no contexto da Educação Inclusiva, tem como referência os aportes da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. A investigação, inserida em uma perspectiva qualitativa, teve como participante central um estudante cego e contemplou intervenções pedagógicas ao longo de três semestres, realizadas no Laboratório de Estudos de Inclusão (LEI) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tais intervenções foram constituindo a sequência didática com materiais táteis e tecnológicos, selecionados para promover a compreensão das relações e operações no Conjunto dos Números Naturais. A pesquisa também envolveu entrevistas semiestruturadas com a professora de Matemática, um professor da Associação de Deficientes Visuais de Canoas (ADEVIC) e com a responsável pelo estudante. Para explorar os dados, buscou-se apoio na análise descritiva interpretativa de um estudo de caso, identificando que o estudante compreendia o conceito de número e, ao longo do processo, passou a organizar os esquemas adequadamente para a solução de situações-problemas envolvendo estruturas aditivas e multiplicativas. Devido à cegueira do estudante, as representações das situações-problemas e de seus invariantes operatórios para a elaboração de conceitos ocorreram por meio de respostas orais e/ou manuseio de materiais táteis, comunicando, assim, os esquemas elaborados pelo estudante. Infere-se que a sequência didática utilizada foi efetiva no auxílio do desenvolvimento dos Campos Conceituais das estruturas aditivas e multiplicativas no Conjunto dos Números Naturais para o estudante, possibilitando um aprendizado adequado ao ritmo dele e resultando em um desempenho satisfatório na análise de situações, construção de esquemas e suas representações de seus invariantes operatórios.

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