ROBÓTICA EDUCACIONAL: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL UTILIZANDO O BBC MICRO:BIT NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

SAMUEL BARBOSA DE OLIVEIRA

Resumo


Dada a importância no desenvolvimento do Pensamento Computacional e das Tecnologias Digitais para o mundo contemporâneo, realizou-se uma pesquisa para implementar uma Sequência Didática utilizando-se da Robótica Educacional para introdução ao desenvolvimento do Pensamento Computacional com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual na cidade de Manaus, Amazonas. Realizou-se um experimento com 17 estudantes durante 6 encontros, cada qual com duração de 2h para investigar a Sequência Didática e o início da formação do Pensamento Computacional. Nesses encontros, promoveu-se uma série de atividades interdependentes e projetos ordenados para identificar as habilidades de decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo, descritas no Currículo de Referência, Tecnologia e Computação do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pesquisas com a temática Robótica Educacional. A pesquisa foi conduzida sob a perspectiva metodológica qualitativa e utilizou de questionários, ficha de observação e diário de pesquisa. Na análise dos resultados, sob a perspectiva descritiva e interpretativa, constatou-se que a implementação da Sequência Didática, por meio de atividades plugadas e desplugadas, possibilitou a formação inicial das habilidades fundamentais do Pensamento Computacional e da Educação STEM. Ademais, essa abordagem permitiu explorar conceitos de Matemática e Ciências, estimulando a criatividade e a resolução de problemas. Os estudantes consideraram de fácil a moderado o manuseio do BBC Micro:bit. O dispositivo mostrou-se eficaz como recurso educacional para o ensino de programação e robótica para iniciantes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.