eletronBank: UTILIZANDO A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

NIZA CATARINA VAZ COLARES

Resumo


A gamificação no ensino de química está se tornando uma metodologia muito utilizada nos últimos anos por promover prazer, diversão e motivação no processo de ensino e aprendizagem, pelo seu potencial dinâmico e pela promoção de interatividade no ambiente escolar. Essa metodologia é um instrumento que auxilia o professor, tornando as aulas mais descontraídas e contextualizadas. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo a aplicação de uma Gamificação para auxiliar o ensino de química. O jogo de tabuleiro foi intitulado eletronBank, uma adaptação do jogo de tabuleiro Banco Imobiliário® com alterações em seu tabuleiro. A pesquisa foi realizada com alunos da 3ª série do Ensino Médio em uma escola pública de tempo integral. A Gamificação foi aplicada em duas partes: na primeira parte, foi feita a revisão e apresentação das regras do jogo; na segunda parte, aplicação da Gamificação. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-ação com abordagem quali-quantitativa e de natureza aplicada e exploratória, e a coleta de dados ocorreu por meio de observação, diário de campo e questionários. De maneira geral, os alunos aprovaram a Gamificação eletronBank como metodologia de aprendizagem, pois demonstraram interesse, motivação e participaram ativamente do processo de construção de conhecimento. No entanto, são necessárias pesquisas mais exaustivas sobre esse tema, ou seja, sobre a sua efetividade no processo de ensino de aprendizagem, a fim de verificar a eficácia da Gamificação eletronBank para a construção de conhecimento dos alunos em química orgânica.

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