Análise de um Curso de Formação Docente utilizando as Trilhas do Jardim Botânico de Porto Alegre/RS como Espaço Educador.
Resumo
Esta pesquisa analisou a influência de um Curso de Formação Docente
relacionado a Trilhas Interpretativas na prática pedagógica dos professores de uma
Escola situada no entorno do Jardim Botânico de Porto Alegre/RS. Como
fundamentação teórica se propôs uma relação dialógica entre Educação Ambiental,
Aprendizagem Significativa e Interpretação Ambiental, de forma que estes
referenciais se entrecruzassem. Incluiu-se um esboço teórico relativo à construção
da identidade de um novo profissional, o Professor-Intérprete, personagem almejado
e visto como uma inovadora proposta relacionada à Formação Docente em Jardins
Botânicos. A pesquisa foi desenvolvida junto à Escola-Piloto durante o ano letivo de
2005, envolvendo em uma Pesquisa-Ação, dezessete professoras. A metodologia
utilizada visou modificar a verticalidade tão comum na criação e desenvolvimento de
pesquisas relacionadas à Formação Docente. A pesquisa apresentou quatro etapas
distintas: 1) seleção da Instituição de Ensino e inserção no contexto escolar; 2)
realização do Curso de Formação; 3) elaboração e desenvolvimento das atividades
e, 4) coleta de dados e avaliação. Os Instrumentos de Coleta de Dados (ICD)
compreenderam questionários, observações diretas, anotações em caderno de
campo e entrevistas semi-estruturadas, os quais foram utilizados de forma contínua
durante todas as fases da pesquisa. Durante a pesquisa foram realizados os
seguintes eventos: a) dezessete Encontros de Assessoramento; b) dezessete visitas
ao Jardim Botânico; c) doze Trilhas Interpretativas; d) cinco Oficinas de Apoio; e e)
elaboração do projeto “De olho no verde” pelas professoras da Escola. Com este
estudo, torna-se possível defender a contribuição proveniente de um Curso voltado à
Educação e a Interpretação Ambiental em uma comunidade escolar. A pesquisa
evidenciou a oportunidade de aproximação positiva entre a Escola e o Jardim
Botânico. Observou-se que os professores passaram a enxergar novas
possibilidades de ensino incorporando o uso de espaços não formais como o pátio
escolar e o próprio Jardim Botânico. Quanto à formação de um Professor-Intérprete,
acredita-se que esta seja uma proposta que necessite de maior aprofundamento
teórico, o que possivelmente permitirá o desenvolvimento de novas metodologias
destinadas à construção deste profissional. Também se defende a idéia de que a
realização do Curso de Formação e a implementação do Grupo de Discussão foram
capazes de vislumbrar este profissional. Durante o trabalho foi possível observar a
influência positiva do Grupo de Discussão e das atividades desenvolvidas ao
promoverem a construção do Projeto “De olho no verde”. Observou-se que parte das
professoras após a participação do Curso preocupou-se em apresentar atividades
fundamentadas que conferissem maior significado ao aprendizado do aluno durante
a elaboração e desenvolvimento das Trilhas. Espera-se que os resultados
alcançados com esta pesquisa sirvam como subsídios para programas de Formação
Docente relacionados a outros espaços educativos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.