CONSTRUINDO SIGNIFICADOS SOBRE O CONCEITO DE ENERGIA: RESULTADOS DE UMA UNIDADE DE ENSINO INCLUSIVA APLICADA A ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
Esta pesquisa buscou apresentar a construção de significados do conceito de energia por estudantes surdos, durante o contexto pandêmico. Para tanto, utilizou-se uma sequência didática desenvolvida para o ensino de Física para estudantes surdos, intitulada Unidade de Ensino Inclusiva (UEI). Essa abordagem representa uma ampliação das ideias de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) de Moreira, especialmente ao contemplar o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que respeitem, em primeiro lugar, a identidade cultural dos estudantes surdos. Inicialmente, apresentou-se uma introdução à temática, que destaca a motivação para realizar esta pesquisa, bem como um breve histórico sobre a educação de surdos, para contextualizar o leitor. Em seguida, expôs-se o referencial teórico utilizado, onde são discutidos alguns aspectos da identidade e cognição de pessoas surdas e o problema do ensino de ideias abstratas para elas, indicando uma possível solução, por meio de representação dos fenômenos e da Teoria da Mediação Cognitiva (TMC), aliada ao campo de conhecimento da Tecnologia Assistiva (TA), aplicadas ao ensino do conceito de energia. Na sequência, delineou-se o percurso metodológico da pesquisa, no qual se caracteriza a população e o local de pesquisa. Seguiu-se com a revisão da literatura, que proporcionou o fomento necessário para o desenvolvimento de estratégias e recursos didáticos para este estudo. Na etapa seguinte, registrou-se o processo de ensino remoto, híbrido e presencial durante a pandemia de Covid-19 na escola pesquisada. Posteriormente, evidenciou-se a UEI propriamente dita, destacando os resultados da aplicação desta metodologia em uma turma do 1° ano do Ensino Médio, de uma Escola Especial para surdos de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Como principal descoberta, ressalta-se que os participantes desta pesquisa tinham um conceito limitado a respeito do tema energia, antes da intervenção pedagógica, restringindo-o ao conceito de energia elétrica. Contudo, ao final do processo de ensino e aprendizagem, passaram a reconhecer, ainda que parcialmente, outras formas de energia e criaram sinais para denominar duas das formas mais exploradas na sequência didática. Por fim, ressalta-se os aspectos que deram mais certo e quais podem ser melhorados, além das possibilidades de aplicação dessa metodologia para outros temas do componente curricular da Física e outros contextos da educação especial. Por fim, salienta-se a possibilidade de construção de novas UEI.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.