AMBIENTES INOVADORES DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: JOGOS, DESAFIOS E CURIOSIDADES MATEMÁTICAS
Resumo
Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa de Ensino e Aprendizagem em Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Matemática (PPGECIM), na ULBRA de Canoas/RS. Trazendo como temática a implementação (desenvolver, aplicar e avaliar) de um Ambiente Inovador de Aprendizagem em Educação Matemática, denominado Laboratório de Matemática, em uma escola municipal de Canoas do estado do Rio Grade do Sul. O problema norteador desta pesquisa é: Como implementar Ambientes Inovadores de Aprendizagem em Educação Matemática em uma escola municipal de Canoas nos anos finais do Ensino Fundamental? Com o objetivo geral de investigar metodologias e recursos didáticos para a implementação de um Ambiente Inovador de aprendizagem em Educação Matemática em uma escola municipal em Canoas. Tendo como objetivos específicos: Investigar recursos didáticos em Educação Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental; Identificar quais são as competências e habilidades matemáticas, delimitadas pela BNCC, para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental visando subsídios para desenvolver um Ambiente Inovador de Aprendizagem; Implementar (desenvolver, aplicar e avaliar) um Ambiente Inovador de Aprendizagem em uma escola municipal de Canoas. esse ambiente inovador de aprendizagem em uma escola municipal de Canoas/RS. Entendemos que é relevante e motivador para o desenvolvimento do processo de Ensino e Aprendizagem da disciplina de Matemática, tanto para o trabalho docente quanto para a aprendizagem dos alunos, ter espaços considerados Ambientes Inovadores possibilitando o desenvolvimento de aulas de Matemática com metodologias e recursos didáticos que são considerados importantes para a aprendizagem dos estudantes. Nesta pesquisa foi investigado e selecionados 27 jogos, 19 desafios e 18 curiosidades para a implementação desse ambiente inovador. A opção metodológica foi pela abordagem qualitativa com o enfoque em um estudo de caso. Foram realizadas oficinas com as professoras da escola municipal de Canoas e com os estudantes do 6º aos 9º anos da escola participante da pesquisa. Com base nos dados coletados foram realizadas as análises, utilizando a análise de conteúdo de Bardin, trazendo a importância dos jogos, desafios e curiosidades para a sala de aula na disciplina de Matemática, e a importância de se ter um Ambiente Inovador de Aprendizagem nas escolas, pois esse espaço facilita e oportuniza ao professor planejamentos dinâmicos e com recursos considerados motivadores para a construção do pensamento matemático. Os resultados apontam que as professoras consideraram os recursos disponibilizados e analisados adequados e refletiram positivamente para o uso destes em seus planejamentos futuros. Também, observouse que os estudantes aprovaram e participaram ativamente no desenvolvimento dos jogos, curiosidades e desafios propostos nas oficinas.
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