FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ENVOLVENDO FRAÇÕES
Resumo
Esta pesquisa buscou investigar um processo de formação continuada, no qual foi abordado o ensino de Frações com um grupo de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais no Ensino Fundamental. O estudo justificou-se pela relevância da temática, pois as Frações fazem parte de muitas situações do cotidiano dos educandos, como: realizar compras, preparar receitas, fazer medições, entre outras; porém, as pesquisas indicam que os estudantes apresentam muitas dificuldades no aprendizado desses conceitos. Dessa forma, entende-se que o professor deve ter o preparo necessário para abordar corretamente um conhecimento novo, com o intuito de que, caso haja processo de ruptura na constituição de um conceito, saiba identificálo, para que, assim, esse possa evoluir, evitando e superando possíveis dificuldades que venham a surgir. Sendo assim, este estudo se propôs a verificar quais as contribuições para o planejamento docente quando os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental participam de uma formação continuada na área de Matemática, envolvendo a temática “Frações”. Para isso, objetivou-se investigar as contribuições para o planejamento docente de uma formação continuada, envolvendo o estudo do conceito de Frações com um grupo de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Taquara/RS. Para fundamentar esta pesquisa, buscou-se estudos na literatura, sobre: a formação de professores no Brasil, pontuando a questão da formação continuada e do conhecimento profissional do professor; o ensino de Frações e os seus diferentes significados, e os Obstáculos Epistemológicos, segundo Bachelard e Brousseau. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se por utilizar a abordagem de métodos mistos, com enfoque em um estudo de caso com um grupo de 24 participantes. A formação continuada foi realizada no primeiro semestre de 2021, período da pandemia da COVID-19, em que as aulas se iniciaram de forma remota, sendo assim, o processo formativo também necessitou ser repensado e realizado na mesma modalidade. Os resultados apontam para a necessidade de buscar aperfeiçoamento e construção de conhecimentos em relação aos conceitos matemáticos, pois 54,2% das participantes responderam que nunca haviam participado de processos formativos em Educação Matemática, relatando, inicialmente, que, em alguns momentos, devido à dificuldade de compreensão desse conteúdo pelos alunos, sentem-se inseguras para desenvolvê-lo. Porém, após a realização da formação, por meio dos relatos das participantes e das análises do objeto de pesquisa (questionário final), fica evidente que processos formativos em que são apresentadas sugestões de recursos didático-metodológicos para o ensino de Frações nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como jogos virtuais, quebracabeça, dominó, resolução de problemas, entre outros, os quais levem o estudante a transitar entre os diferentes significados que o conceito pode apresentar, podem promover a segurança docente.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.