FRACTAIS: UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

BRUNA MARIELI REINHEIMER

Resumo


Os Fractais revolucionaram a geração e reprodução de imagens, que dentre a vasta variedade de elementos da natureza, proporcionam aproximações de representações dessas formas, o que os coloca como um exemplo concreto da Geometria inserida em nosso cotidiano e que vem sendo utilizada por diferentes áreas do conhecimento, por exemplo, para descrever fenômenos dos sistemas caóticos, padrões em imagens, entre outros. Dessa forma, esta investigação, tem como objetivo investigar as contribuições da temática Fractal para o processo de ensino e aprendizagem da Geometria, desenvolvendo atividades com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento deste trabalho, optou-se pelo enfoque qualitativo, em que a pesquisadora participa ativamente na aplicação e coleta de dados. Para a análise da proposta didática envolvendo o Ensino de Geometria por meio da temática Fractais foi utilizado a análise descritiva interpretativa, a qual subsidiou a investigação dos materiais produzidos durante os encontros com o grupo de alunos, bem como as suas ações. Quanto aos aspectos teóricos, sua fundamentação está embasada em autores que discutem o Ensino de Geometria, a Geometria apresentada pela BNCC, o trabalho colaborativo, os desafios da educação contemporânea e o uso de metodologias ativas. Tal referencial serviu de base para a elaboração da sequência didática que explorou aspectos envolvendo os precursores dos estudos sobre Fractais, o desenvolvimento de construções de Fractais de Sierpinski, com o intuito de aprofundar conceitos geométricos, e entre outras atividades que foram baseadas na abordagem das tecnologias digitais por meio de aplicativos, do software GeoGebra, como também da gamificação, utilizando a plataforma Kahoot. A partir da aplicação da sequência didática desenvolvida, pode-se observar que os alunos demonstraram compreender conceitos geométricos de congruência, ponto médio, construções geométricas e suas ferramentas de desenho, bem como cálculos de área e perímetro. Sendo outro foco desta investigação a aprendizagem a partir de processos colaborativos, destaca-se a sua potencialidade, já que se pode evidenciar o engajamento e a colaboração mútua entre os participantes perante o ambiente de aprendizagem colaborativo gerado. Portanto, compreende-se a necessidade de abordagens diferenciadas, que supram as necessidades dos discentes, de ir além das metodologias tradicionais, conciliando o que é proposto pelos documentos norteadores da educação com recursos que insiram os alunos em aspectos da realidade, identificando os Fractais como uma possibilidade didática para o desenvolvimento de conceitos geométricos no Ensino Fundamental.

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