O ENSINO DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES E FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Resumo
O presente estudo teve por objetivo investigar o desenvolvimento de conhecimentos e procedimentos referentes ao processo de ensino da Geometria junto à professores e futuros professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, do município de Paulo Afonso-BA, a partir de um processo de formação estruturado sob a perspectiva do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática (EOS). De base qualitativa, a investigação seguiu os pressupostos da pesquisa-ação e contou com a participação de 54 professores de Matemática (6 professores efetivos e 48 futuros professores). Para tanto, os constructos teóricos do EOS ampararam os entendimentos sobre os conhecimentos didático-matemáticos, a partir de abordagens combinadas e organizadas de propostas didático-pedagógicas, que atenderam tanto o design do curso de formação docente se estendendo às modelações das ferramentas de análise que se constituíram como guias de análises dos Critérios de Idoneidade Didática referentes às dimensões ou facetas Epistêmica, Cognitiva, Afetiva, Interacional, Mediacional e Ecológica. Já, as ideias do modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele adequaram-se à proposta de estruturação das sequências de atividades, denominadas Projeto de Aprendizagem em Geometria, desenvolvidas no âmbito da investigação, as quais foram respaldadas, também, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Assim, destaca-se que foram avaliados os Conhecimentos e Competências Didático-Matemáticos (CCDM) mobilizados pelos professores participantes, que ocorreram durante um processo formativo, da estruturação, aplicação e análise de vinte e quatro “Projeto de Aprendizagem em Geometria”. Tais projetos, ao serem submetidos a um processo avaliativo com base nas guias de análises do EOS, evidenciaram média idoneidade Epistêmica no que se refere a estruturação das sequências de atividades, pois, apesar dos professores participantes mostrarem habilidades condizentes ao bom desempenho dos conhecimentos de cada tópico de conteúdo e, também, em relação a elaboração das atividades e de adequação aos níveis de van Hiele, demonstraram fragilidade diante da elaboração de situações-problemas. Em relação a aplicação das sequências, analisou-se a faceta CognitivaAfetiva com alta idoneidade, pois a maioria dos professores estabeleceram relações, as quais sinalizavam vínculos afetivos, preocupações e interesse pela aprendizagem dos estudantes e, também, sugeriram a abertura de espaços para questionamentos e troca de saberes. Quanto à dimensão Interacional-Mediacional, os participantes apresentaram alta idoneidade, pois, utilizaram-se de objetos de aprendizagem que prezavam pela manipulação, visualização representativa, ludicidade e interação entre os pares e, ainda, apresentaram boa adesão e relevante inclusão de materiais de ensino tecnológicos-digitais às suas aulas. Por fim, identificou-se que a dimensão Ecológica foi a que apresentou a mais alta adequação didática, pois, os professores estiveram preocupados em realizar as devidas adaptações ao currículo, ao nível de ensino ou aos níveis de van Hiele, às habilidades da BNCC e aos descritores do Saeb, na perspectiva de garantir às expectativas de aprendizagens dos alunos.
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