A RESOLUÇÃO E FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS: POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO CRIATIVA EM MATEMÁTICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

DENILSA FARIAS CAETANO

Resumo


A presente dissertação é o resultado de uma pesquisa realizada em 2022 com alunos do 5º ano da Escola Municipal Isabel Costa, unidade pertencente à rede pública de ensino do município de Caravelas-BA. Com o objetivo geral de investigar estratégias e criatividade manifestadas por esses alunos, no processo de resolução e elaboração de problemas envolvendo estruturas aditivas, buscou-se respaldo na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud e em referenciais que prestam suas valiosas contribuições, abordando a relevância da criatividade em Matemática e a resolução de problemas. O estudo se insere numa abordagem qualitativa, contemplando a análise de problemas resolvidos e elaborados pelos alunos. Para isto, aplicou-se um conjunto de atividades envolvendo situações-problema abordando os conceitos de composição, transformação e comparação. Os problemas foram resolvidos pelos alunos participantes, ora organizados em grupo, ora individualmente, no decorrer de oito encontros. Participaram da pesquisa 26 alunos com idade entre 10 e 11 anos. Os resultados revelam uma forma dos estudantes de resolver e elaborar problemas que mantém conexão com os problemas que são desenvolvidos nas aulas de Matemática pelos professores dos anos iniciais. Também revelam que os alunos se envolvem com as atividades propostas, buscando por estratégias variadas para soluções dos problemas matemáticos, desenvolvendo um pensamento autônomo. Ademais, os problemas elaborados trazem proximidade com suas vivências, com o seu contexto sociocultural. Tudo indica que este caminho, intermediado pela resolução e formulação de problemas, tem forte tendência a valorizar a criatividade do aluno, seu raciocínio, sua capacidade de criar, usar e fazer matemática.

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