Uma Proposta para o Uso da História da Física como Metodologia do Ensino de Física
Resumo
Há muitos anos ouvimos falar em História da Física, no entanto, da literatura
existente pouco se nos é dada ao entendimento desta ciência, seu corpus, isto é, os
conceitos que lhe seriam constituintes. Sabemos apenas o que não deve ser feito.
Porém, que indicações são sugeridas para a utilização eficaz deste aspecto, o
histórico, para o ensino de Física no Ensino Médio?
Neste trabalho fazemos uma abordagem diferenciada da apresentação de
conceitos aos alunos, de modo a favorecer a utilização da história, com seus
degraus epistemológicos. A pretensão metodológica é fazer com que os estudantes
revivam as mudanças sociais, as necessidades científicas vigentes em cada época e
percebam que os paradigmas que os grandes físicos viveram em seu tempo são
análogos às visões, aos modos de entendimento do mundo que eles, os alunos,
possuem hoje.
A população alvo desta pesquisa foi de estudantes do 1o ano do Ensino
Médio. A escolha por essa classe de estudantes deve-se ao fato desses alunos
apresentarem menos vícios de aprendizagem que o ensino tradicional dessa
disciplina pode vir a acarretar.
A abordagem histórica desta pesquisa compreende quatro períodos: a) As
descobertas de Aristóteles; b) A Idade Média e as críticas a Aristóteles; c) As
descobertas de Galileu; d) As descobertas de Newton.
O conceito focado foi o da noção de Força, sendo considerados os
conhecimentos já adquiridos como pré-saberes, cujos conteúdos se apresentaram
de maneira natural, assim como historicamente também os obstáculos
epistemológicos vieram à tona.
Com esta abordagem histórica buscou-se demonstrar como a Física pode ser
vista como uma evolução do pensamento científico; procurou-se estabelecer uma
reconstrução do processo de aprendizagem de Física, fazendo participar o
pensamento filosófico de cada período histórico.
Esse processo de ensino teve a duração de cinco meses e avaliou, no que
concerne aos alunos, a compreensão do processo histórico, a construção da ciência,
as epistemologias, os valores agregados e a relação afetiva com essa disciplina.
Para a pesquisa utilizou-se uma combinação de pesquisa quantitativa e
qualitativa.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.