Uma Proposta para o Uso da História da Física como Metodologia do Ensino de Física

Valéria Rodrigues Graça Butland

Resumo


Há muitos anos ouvimos falar em História da Física, no entanto, da literatura
existente pouco se nos é dada ao entendimento desta ciência, seu corpus, isto é, os
conceitos que lhe seriam constituintes. Sabemos apenas o que não deve ser feito.
Porém, que indicações são sugeridas para a utilização eficaz deste aspecto, o
histórico, para o ensino de Física no Ensino Médio?
Neste trabalho fazemos uma abordagem diferenciada da apresentação de
conceitos aos alunos, de modo a favorecer a utilização da história, com seus
degraus epistemológicos. A pretensão metodológica é fazer com que os estudantes
revivam as mudanças sociais, as necessidades científicas vigentes em cada época e
percebam que os paradigmas que os grandes físicos viveram em seu tempo são
análogos às visões, aos modos de entendimento do mundo que eles, os alunos,
possuem hoje.
A população alvo desta pesquisa foi de estudantes do 1o ano do Ensino
Médio. A escolha por essa classe de estudantes deve-se ao fato desses alunos
apresentarem menos vícios de aprendizagem que o ensino tradicional dessa
disciplina pode vir a acarretar.
A abordagem histórica desta pesquisa compreende quatro períodos: a) As
descobertas de Aristóteles; b) A Idade Média e as críticas a Aristóteles; c) As
descobertas de Galileu; d) As descobertas de Newton.
O conceito focado foi o da noção de Força, sendo considerados os
conhecimentos já adquiridos como pré-saberes, cujos conteúdos se apresentaram
de maneira natural, assim como historicamente também os obstáculos
epistemológicos vieram à tona.
Com esta abordagem histórica buscou-se demonstrar como a Física pode ser
vista como uma evolução do pensamento científico; procurou-se estabelecer uma
reconstrução do processo de aprendizagem de Física, fazendo participar o
pensamento filosófico de cada período histórico.
Esse processo de ensino teve a duração de cinco meses e avaliou, no que
concerne aos alunos, a compreensão do processo histórico, a construção da ciência,
as epistemologias, os valores agregados e a relação afetiva com essa disciplina.
Para a pesquisa utilizou-se uma combinação de pesquisa quantitativa e
qualitativa.


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