O USO DE JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS - AMAZONAS

MARIA YOLANDA NUNES

Resumo


Uma das questões desafiadora da realidade em Educação, que muitos alunos da escola pública encontram é a dificuldade em relação à disciplina de Matemática, principalmente quando se trata da Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJA), a maioria deles não se sente estimulados a participarem das aulas de matemática, e grande parte não consegue dar sequência aos estudos. Partido dessa premissa, esta pesquisa tem a intenção de investigar como o uso de jogos matemáticos pode estimular a participação e o engajamento de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola da rede municipal de Manaus/AM. O problema de pesquisa está em responder a seguinte questão: será que o uso de jogos matemáticos, enquanto instrumentos de ensino e aprendizagem estimulam a participação e engajamento de estudantes da EJA e o interesse pela Matemática? A metodologia adotada de abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso, realizado com duas turmas da 4ª fase A e B, com total de 50 alunos, em que foi realizado os seguintes experimentos: jogo do bingo da adição e o jogo do bingo da multiplicação que envolvem cálculo mental da memória; o jogo produto como estratégia que envolveu a tomada de decisão; e a atividade lúdica que é um desafio da pirâmide matemática da adição e subtração. Para obter o resultado do objeto do estudo, foram analisadas entrevistas, questionários, diário de campo e percepções dos participantes da pesquisa, durante a aplicação das atividades em sala de aula com os jogos. A fundamentação teórica foi embasada na Pedagogia libertadora, na aprendizagem em um contexto sócio-histórico e jogos matemáticos. Os resultados da pesquisa apontaram que os experimentos realizados, quando assessorados via atividades pedagógicas, auxiliaram na aprendizagem dos alunos da EJA da 4ª fase de uma Escola Municipal de Manaus, em que durante os momentos demonstraram possibilidades de aprendizagem, sendo ativos do processo via diálogos matemáticos entre os colegas e a professora/pesquisadora.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.