AS PERCEPÇÕES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DISCENTES E DOCENTES ARTICULADAS ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DO ENSINO MÉDIO NO COMPONENTE CURRICULAR DE QUÍMICA
Resumo
Ao finalizar mais esta etapa em minha vida, desejo manifestar minha profunda gratidão a todos os que partilharam e estiveram ao meu lado durante as aprendizagens e os obstáculos do mestrado. À minha mãe, Ofélia in memoriam, que mesmo tão distante tenho a plena convicção que nunca deixou de estar junto comigo em todos os momentos da minha vida, obrigada mãe. Ao meu esposo, amigo, parceiro Ismael de todas as horas, gratidão pelo amor, cumplicidade e lealdade. Aos meus afilhados (as) Arthur, Guilherme, Mariana e Murilo peço desculpas pela ausência em muitos momentos, brincadeiras e passeios em família, agradeço a compreensão de vocês meus amores. Agradeço ao meu orientador, Prof. Dr. Paulo Tadeu Campos Lopes, que me recebeu como orientanda, mas como uma “filha” também sou grata imensamente aos seus ensinamentos, aprendizados e as nossas conversas, levarei para a vida! Papito obrigada pela dedicação, paciência e compreensão incansavelmente ao longo da minha trajetória acadêmica com seu comprometimento, por ser íntegro e ético sempre! Ao longo desses dois anos de convivência por tanto conhecimento adquirido que não terá tempo suficiente para expressar aqui. Aos membros da banca examinadora, professora, Drª Arlete Beatriz Becker Ritt, a professora Drª Marlene Terezinha Fernandes e professor Dr. Marcelo Pereira de Barros, agradeço pelas valiosas contribuições para aprimorar esta dissertação e por esclarecer meus pensamentos e questionamentos relacionados à pesquisa. Agradeço aos professores e a coordenadora professora Drª Cláudia Lisete Oliveira Groenwald do PPGECIM, que contribuíram durante toda minha formação. Aos alunos que participaram e fizeram essa pesquisa sair do papel e se tonar realidade, à Escola Estadual de Ensino Médio Felipe Camarão sem o apoio de vocês nada disso teria acontecido. Ao longo desta jornada, pude desfrutar da oportunidade e da honra de compartilhar tempo, estudo, experiências e círculo de amizades com muitas pessoas. Meu sentimento de gratidão eterno, companheirismo e acima de tudo amizade de forma muito especial pelas “Paulitas” minhas colegas do grupo de pesquisa Geane e Juliana por tudo que vivemos, choramos pelas trocas, os desafios e tudo que nos fizeram mais fortes e chegar nessa caminhada juntas. Em especial a Geane que por muitas horas sempre esteve pronta para me ajudar seja qualquer fosse a circunstância e o horário, gratidão minha amiga e parceira um presente lindo que o mestrado me deu que levo para a vida! Também aos meus colegas, Amanda e Pedro, que me acolheram mesmo sendo de outra área pela parceria, trocas realizadas e os momentos de descontração, foram de suma importância! A todos que, de alguma maneira, colaboraram ou manifestaram apoio a mim. À CAPES, ao fomento pela pesquisa, que continue investindo e inovando a ciência necessita disto!
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.