EDUCAÇÃO AMBIENTAL 4.0: CONTRIBUIÇÕES DE OFICINAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL COM UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

JULIANA MARQUES COSTA

Resumo


Um dos objetivos fundamentais da Educação Ambiental é a conscientização ambiental, que busca formar cidadãos responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade do planeta. Para trabalhar esta temática de forma significativa e potencializar o aprendizado e a mudança de comportamentos, é importante que os educadores utilizem as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação de forma a engajar os alunos nas suas práticas pedagógicas. Neste sentido, a formação de professores para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Ambiental é essencial para que eles possam aproveitar as possibilidades das ferramentas tecnológicas, levando os alunos a participarem ativamente e criticamente das questões ambientais. Ademais, a formação dos professores permite que eles saibam como integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação com outras áreas do conhecimento, enriquecendo o ensino da Educação Ambiental e preparando as futuras gerações para lidar com os desafios ambientais do nosso tempo, colaborando para a construção de uma sociedade mais consciente e sustentável. Partindo da pergunta de pesquisa “Como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem ser utilizadas pelos profissionais de Ensino Fundamental nas aulas de Educação Ambiental?”, o objetivo desta dissertação foi desenvolver atividades de formação para os docentes em Educação Ambiental com a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em uma escola municipal de São Leopoldo, RS. Quanto ao procedimento, trata-se de uma pesquisa participante, com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 18 professores de uma escola municipal em São Leopoldo, RS. Foram realizadas cinco oficinas on-line, entre setembro e dezembro de 2022, em que se trabalhou os temas de Educação Ambiental que podem ser abordados em sala de aula e quais Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem ser utilizadas na prática pedagógica de cada participante. Os instrumentos de construção de dados foram questionários pré e pós oficinas, contendo perguntas abertas e fechadas, bem como registro em vídeo das oficinas realizadas. As respostas abertas foram analisadas pela análise de conteúdo de Bardin e os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva de frequências e percentuais. A participação e as percepções dos docentes foram descritas a partir dos registros em vídeo das oficinas. Os resultados dos questionários mostraram que os participantes da pesquisa ainda têm uma visão fragmentada da Educação Ambiental e, por desconhecerem as possibilidades de desenvolver o tema, pouco o abordam a temática em suas aulas. Quanto à utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em sala de aula, constatou-se que poucos participantes sabiam quais ferramentas e como inseri-las em suas atividades pedagógicas. Para a maioria dos participantes concluintes das oficinas, as atividades apresentadas proporcionaram maior interatividade dos alunos e aumentaram o interesse deles pelos temas trabalhados. Os participantes acreditam que as oficinas contribuirão com sua prática pedagógica e que conseguirão aplicar as atividades de forma interdisciplinar, aumentando o envolvimento dos alunos nas aulas. Sendo assim, esta pesquisa enfatiza a importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação Ambiental e destaca a necessidade de formação adequada de professores para integrar efetivamente essas tecnologias em sala de aula. Ao fazer isso, os educadores podem promover a consciência ambiental e cultivar uma geração de pessoas responsáveis e dedicadas à sustentabilidade do nosso planeta

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