ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA BASEADAS EM ELEMENTOS DA CULTURA DIGITAL COMO PROPOSTA AO ENSINO DE CIÊNCIAS

VINICIUS AZAMBUJA RIBEIRO

Resumo


A cultura digital tem reconfigurado os laços sociais entre os indivíduos, e na esfera educacional, a dinâmica não é distinta. A disponibilidade de informações à disposição dos educandos, exige com que os educadores se reinventem, a fim de capacitar e cultivar cidadãos que sejam capazes de serem críticos e ativos. O objetivo geral desta pesquisa é realizar atualizações pedagógicas com docentes para a elaboração de planos de aulas baseados na cultura digital, fomentando o Ensino de Ciências em uma Escola de Educação Especial. A pesquisa foi realizada em uma Escola de Educação Especial, na região metropolitana de Porto Alegre/RS, e o grupo pesquisado constitui-se do corpo docente da referida escola. A pesquisa adota uma abordagem dos métodos mistos, caracterizada como uma pesquisa participante. A dados foram analisados a partir da análise estatística descritiva para resultados quantitativos. Foram analisados a partir de uma descrição interpretativa, os dados qualitativos. Para tanto, foram utilizados instrumentos de construção de dados (ICD) destinados a investigar como os professores realizam suas práticas pedagógicas. Os ICDs foram: questionários online, a fim de verificar o perfil acadêmico e conhecimentos relacionados aos elementos da Cultura Digital dos participantes da pesquisa; o diário de bordo, onde foram descritas as aulas observadas no primeiro momento; foram desenvolvidas e aplicadas oficinas de atualização pedagógica relacionadas a inserção de artefatos da Cultura Digital na confecção de planos de aula; ao final, foi aplicado um questionário a fim de coletar as percepções dos participantes da pesquisa sobre atualização pedagógica. Os resultados desta pesquisa, sendo neste caso o primeiro questionário online, indicam que os praticantes possuíam conhecimentos sobre elementos da cultura digital, mas não os empregavam em suas práticas e não sabiam como utilizar em suas atividades; já quando nos referimos ao diário de campo, percebeu-se uma variedade de abordagens metodologias, sendo elas: metodologias ativas e tradicionais, além de individualização das práticas e a promoção da reflexão e pensamento crítico. A partir destas informações, sucedeu-se com o levantamento de possíveis ações que possibilitassem os docentes compreenderem o potencial desses artefatos e como elaborar planos de aulas que os contemplassem. Desta forma, idealizou-se oficinas pedagógicas, que ocorreram durante três dias no Laboratório de Informática (LABIN) da escola, onde foi oportunizado que, partir de uma breve Aula Expositiva Dialogada (AED), os docentes elaborassem planos de aula baseados em algum artefato digital que foi apresentado na AED, sendo eles: Capitão Planeta, Bob Esponja, Pokémon e a plataforma de jogos WordWall. Com o término de todas as oficinas, ocorreu a aplicação do questionário final, que possibilitou ponderarmos sobre as percepções finais referentes a relevância das atualizações pedagógicas e a compreensão do corpo docente com as possibilidades de associar elementos da cultura digital em suas práticas pedagógicas. As atualizações pedagógicas forneceram contribuições para que os docentes saibam como incorporação dos artefatos digitais e contribuindo para o desenvolvimento da socialização, de interações, habilidades e competências na transposição colaborativa do conhecimento entre docentes no Ensino de Ciências.

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