Comunidades Virtuais de Aprendizagem em Física: um estudo do uso do Fórum de Discussão como ferramenta de aprendizagem

José Antônio Futterleib

Resumo


Esta pesquisa pretende, através da análise do Fórum de Discussão como
ferramenta de aprendizagem, contribuir para um melhor entendimento da Educação
Não-Formal assistida por computador. Com respaldo na pesquisa bibliográfica
empreendida, foram indicados elementos que colaboraram para o surgimento e a
evolução das Comunidades Virtuais, tendo sido destacados aspectos que
diferenciam as chamadas Comunidades Virtuais de Aprendizagem das demais. A
partir daí, a intenção foi examinar características, recursos e, nos limites da
abordagem pretendida, apontar deficiências dos Fóruns de Discussão, sempre com
foco na identificação de possíveis medidas ou atitudes que pudessem corroborar à
melhoria dos resultados de seu uso no âmbito do processo de aprendizagem. Para
cumprir tais propósitos, foram selecionados sites da Internet dedicados ao estudo da
Física que utilizam o Fórum de Discussão como ferramenta de comunicação e
interação, todos eles com características, recursos e participação que julgamos
representativos. Colhidos os dados, foi elaborada uma matriz analítica para
estruturar sua apresentação, o que propiciou uma análise conectada aos preceitos
teóricos antes expendidos e permitiu a identificação de possíveis qualidades, bem
como daquilo que percebemos como deficiências. Alinhados à proposta inicial de
uma ação científica de investigação que fosse contributiva, ousamos sugerir, sempre
que possível, atitudes concretas que, segundo a nossa percepção, pudessem vir a
contribuir com o funcionamento e a produtividade do fórum de discussões voltado à
aprendizagem. Como resultado dos estudos, foi identificada a existência de
requisitos necessários para o estabelecimento de uma comunidade virtual de
aprendizagem, foram apurados aspectos positivos e negativos dos Fóruns de
Discussão no processo de aprendizagem, e, ainda, foi detectada a influência do uso
dos emoticons e das citações, do tipo de fórum, da ação dos moderadores e da
existência de regras de utilização neste ambiente de interação.
Palavras-chave: Fórum de Discussão – aprendizagem – Educação Não-Formal –
Comunidades Virtuais de Aprendizagem – ferramentas de comunicação e interação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.