TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTEGRADAS ÀS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE O MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES
Resumo
A contextualização de questões ambientais, locais e globais, nas instituições de ensino caracteriza uma estratégia de melhoria destas condições e da qualidade de vida das pessoas. Identifica-se, atualmente, uma crise ecológica ocasionada pelo consumo excessivo e descarte inadequado dos resíduos sólidos. A discussão sobre ações sustentáveis, articulada às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, pode propiciar uma educação mais significativa e eficaz na formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Esta dissertação objetivou analisar como o desenvolvimento de um blog e de materiais pedagógicos utilizando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação pode influenciar nas percepções de estudantes de Ensino Fundamental sobre o manejo dos resíduos sólidos domiciliares. O estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-açãoparticipativa, envolvendo duas turmas de sétimo ano, constituindo 35 discentes do ensino Fundamental de uma escola municipal do município de Tupandi/RS. Quanto aos instrumentos de construção dos dados, aplicaram-se três questionários no pré e pós-atividade e outro ao final do primeiro ciclo da pesquisa-ação-participativa. Além disso, desenvolveram-se atividades pedagógicas e um blog abordando os resíduos sólidos domiciliares com a incorporação de diversos recursos tecnológicos durante as aulas de Ciências. A análise dos dados qualitativos foi realizada por Análise de Conteúdo e Análise Textual Discursiva, enquanto para as questões fechadas e com escala Likert, foi empregada análise estatística descritiva. Os resultados apresentaram que todos os participantes dispõem de equipamentos eletrônicos e acesso à internet, utilizando-os predominantemente para entretenimento. Não obstante, algumas ferramentas tecnológicas são empregadas para estudo. Na perspectiva dos estudantes, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, destaca-se a relevância do letramento digital dos estudantes, que ainda apresentam lacunas no conhecimento destas tecnologias digitais. Durante a aplicação da pesquisa, cada turma desenvolveu o seu próprio blog, no qual postaram os materiais pedagógicos produzidos pelos discentes com auxílio das tecnologias educacionais. Estas atividades propostas mostraram-se positivas para o aprendizado sobre resíduos sólidos domiciliares, conferindo significado aos blogs por meio dos materiais elaborados, oportunizando inovação em sala de aula e a participação ativa dos discentes. Desse modo, os blogs elaborados configuraram um recurso de troca de saberes efetivos para a compreensão da gestão destes resíduos e a implicação destes no meio ambiente. Por meio deste estudo, os estudantes construíram uma visão mais contextualizada sobre o manejo dos resíduos sólidos domiciliares, reconhecendo seu papel como cidadãos responsáveis pela gestão adequada. Além disso, possibilitou compreenderem conceitos substanciais relacionados ao tema que, de acordo com suas percepções iniciais, não haviam sido assimilados antes da realização da proposição das atividades. Assim, os recursos tecnológicos são aliados de práticas sustentáveis atreladas ao manejo dos resíduos sólidos domiciliares, desde que sejam utilizados de modo intencional e direcionado.
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