PENSAMENTO COMPUTACIONAL – INTEGRAÇÃO ENTRE ROBÓTICA E A MATEMÁTICA

JOSEANE MARQUES FLORES

Resumo


Esse estudo teve por finalidade investigar atividades didáticas matemáticas para o desenvolvimento inicial das habilidades associadas ao Pensamento Computacional. A pesquisa foi realizada com vinte e dois alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino do município de São Sebastião do Caí. As atividades foram embasadas pela Teoria Construcionista, proporcionando um ambiente prático e interativo de aprendizado. As atividades foram realizadas de forma plugada, contendo recursos tecnológicos como software de programação Pictoblox e um robô integrando os blocos Lego com o Arduino, e atividades desplugadas com instrumentos concretos como transferidor, carimbos e papel. A escolha e organização das atividades visavam proporcionar situações que requeriam as habilidades de decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo. No experimento, os alunos demonstraram interesse pelas atividades, nas quais se explorou os conceitos de perímetro da circunferência, arco da circunferência, ângulos e movimentos angular e linear, considera-se que o agente motivador foi a utilização da Robótica com recursos de programação e os materiais concretos. Conclui-se que as programações propostas nas atividades, para desenvolver as habilidades associadas ao Pensamento Computacional, foram adequadas na medida que os estudantes identificaram os comandos necessários e os organizaram de maneira ordenada para que os robôs percorressem trajetos definidos. Deste modo, atividades devidamente planejadas, combinando a Robótica Educacional e a Matemática, podem ser fundamentais para o desenvolvimento de habilidades associadas ao Pensamento Computacional.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.