PROJETO DE TRABALHO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

GLAUBER DA SILVA MILANO

Resumo


Este estudo apresenta o desenvolvimento de um Projeto de Trabalho com base na Educação Matemática Crítica que buscou promover uma experiência com estudantes dos anos finais Ensino Fundamental explorando o tema Educação Financeira, o qual teve como questão norteadora: quais as contribuições ao desenvolver um projeto de trabalho sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica nos anos finais do Ensino Fundamental? Justifica-se a pesquisa pela importância de buscar alternativas de ultrapassar as barreiras do Ensino da Matemática, principalmente, impostas pelo Ensino Tradicional da Matemática, por meio de uma Educação Matemática Crítica, bem como, a relevância da aplicação de Projetos de Trabalho que desenvolvam competências e habilidades sobre o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos, para tanto, o tema contemporâneo transversal escolhido foi a Educação Financeira, todavia, buscou-se se afastar de uma abordagem do ensino do consumo individualizado, para um enfoque social da aprendizagem da Educação Financeira. Dessa forma, a pesquisa apresenta como objetivo geral: investigar em que medida o desenvolvimento de um projeto de trabalho sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica contribui para o estudo da temática Educação Financeira aliada ao ensino de conteúdos matemáticos nos anos finais do Ensino Fundamental. Em virtude de a pesquisa apresentar uma abordagem qualitativa, aplicou-se a análise interpretativa, como técnica de análise qualitativa de dados, que foram obtidos por intermédio da participação de 20 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do Balneário Piçarras em Santa Catarina. Os dados foram coletados durante o desenvolvimento do projeto de trabalho, para tanto, utilizou-se diversos instrumentos, como: áudios, vídeos, fotografias, anotações do professor, registros dos alunos, questionários e grupos de WhatsApp. Das análises dos dados coletados pode-se observar que o projeto de trabalho desenvolvido sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica no qual teve o tema Educação Financeira contribuiu para a compreensão de conteúdos matemáticos, bem como, para o desenvolvimento de atitudes sobre aspectos da vida real fundamentadas nas reflexões diante das tomadas de decisões, possibilitando uma formação de estudantes críticos perante a sociedade.

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