POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY E DE HUIZINGA SOBRE A LUDICIDADE E SEU USO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DANIELE COMIN DE MATIA

Resumo


O presente trabalho investiga e identifica algumas das possíveis contribuições de Vygotsky e de Huizinga sobre a ludicidade e seu uso no ensino-aprendizagem de matemática. Por meio do uso dessa metodologia de ensino, a ludicidade, observa-se um avanço na aprendizagem dos alunos, desde que o docente planeje sua atividade lúdica e delimite o objetivo que busca alcançar. A utilização dos jogos na disciplina de matemática não somente deixa a construção do saber científico mais divertido, como também integra uma base de abstração e favorece a utilização do pensamento lógico. Ao longo deste trabalho, é desenvolvida uma análise das concepções de Vygotsky e de Huizinga em relação a sua perspectiva do ensino e aprendizagem por meio da ludicidade e seu uso nas aulas de matemática. A metodologia empregada é a hermenêutica. Essa metodologia permitiu que pudesse ser feita uma análise aprofundada e interpretativa das obras de base e de outras obras que as utilizam como referência. A investigação buscou compreender aspectos das teorias de Huizinga e de Vygotsky tendo como ponto de partida suas singularidades, suas subjetividades e suas especificidades, conectando-as à educação matemática. Ao fim do estudo, foram encontradas possíveis contribuições de Vygotsky e de Huizinga sobre a ludicidade e seu uso no ensino-aprendizagem em matemática. Conclui-se que a presença das concepções de Vygotsky e de Huizinga sobre a ludicidade em sala de aula auxiliam na aprendizagem matemática.

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